A Petrobras concluiu a venda de sua participação na Liquigás Distribuidora S.A. para a Copagaz – Distribuidora de Gás S.A. e a Nacional Gás Butano Distribuidora. A operação foi finalizada com o pagamento de R$ 4 bilhões à Estatal. A resolução foi divulgada no final da quarta-feira (23).
A operação se alinha à estratégia de otimização e melhoria de alocação do capital da companhia, que passa a concentrar seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultraprofundas. De acordo com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, a venda da participação na Liquigás representa um marco na estratégia da Estatal que visa desinvestir para reduzir a dívida e focar nestes ativos. “Estamos focando naquilo que sabemos fazer melhor para trazer mais valor aos nossos acionistas. A maximização do retorno sobre o capital empregado é um dos pilares do nosso Plano Estratégico para 2021-2025”, afirmou.
O diretor de Desenvolvimento e Gestão da Copagaz, Zahran Torquato, destacou que a compra da Liquigás traz mais valor à cadeia com o rearranjo de players, aumenta a competição e quem ganhará com isso é o consumidor.
(Com Agência Brasil)
