Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Petrobras tem prejuízo de R$ 48,5 bilhões no primeiro trimestre

A Petrobras informou na noite de quinta-feira (14) um prejuízo de R$ 48,5 bilhões no primeiro trimestre do ano. O resultado reverte um lucro líquido de R$ 4 bilhões observado no mesmo período do ano passado. A companhia não fechava um trimestre no vermelho desde o terceiro trimestre de 2017, ainda sob os efeitos dos casos de corrupção investigados pela Operação Lava-Jato. O desempenho da estatal entre janeiro e março deste ano foi afetado pelo tombo no preço do petróleo e também os primeiros impactos da pandemia do novo coronavírus. Por conta do cenário, houve um aumento expressivo das despesas operacionais (243% frente os mesmos meses de 2019) para enfrentar a nova realidade no mercado de petróleo – volatilidade nos preços e queda da demanda. “No ambiente de incerteza prevalecente, decidimos por manter, durante a crise, saldo de caixa bem mais elevado do que anteriormente, o que no curto prazo possui reflexo negativo sobre o retorno sobre capital empregado, mas que também não significa abandono da meta de maximizá-lo para criar valor ao longo do tempo”, destacou a Petrobras na divulgação do balanço. “Estamos prevendo lenta recuperação da atividade econômica global e consequentemente da demanda por combustíveis. Trata-se de um choque de natureza diferente e mais poderoso. A perda súbita de renda está acelerando a alavancagem financeira das famílias, empresas e governos, e as incertezas associadas à inexistência de uma vacina, que só deverá estar disponível em 2021, e à persistência das tensões político comerciais entre EUA e China, país que exerce papel crítico na cadeia global de suprimentos, dificultam a recuperação vigorosa da economia global”, acrescentou a companhia.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.