Uma pesquisa nacional divulgada pela VR Benefícios, feita pelo Instituto Locomotiva, mostra que 47% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados estabeleceram novos canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência. O comércio pelo telefone foi o mais adotado, com 71% de adesão por parte dos comerciantes. Na sequência, veio o WhatsApp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%).
A crise sanitária acelerou também a implementação de meios de pagamento sem contato entre os estabelecimentos. Os que já adotavam a facilidade, e intensificaram seu uso no período, e os que inauguraram a modalidade somaram 65%. Já as formas mais utilizadas foram: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%).
Ainda segundo a sondagem, 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery durante a quarentena e vão manter a modalidade terminada a pandemia. Antes, somente 49% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados faziam entregas em domicílio.