A empresa quer atrair clientes mostrando as soluções que podem ser adotadas pelos varejistas
A Oracle inaugurou nesta terça-feira (22) sua primeira loja física no Brasil, que, segundo a empresa, trará um leque de soluções inovadoras aos clientes da empresa com foco no varejo. Construído dentro da Casa Oracle, em São Paulo, o espaço também é o primeiro da América Latina e foi replicado em Realidade Aumentada (RA). Ele servirá de laboratório para varejistas que desejam aprender a adotar os serviços da empresa.
A ideia é que um empreendedor experimente as soluções da Oracle como um consumidor e, assim, possa avaliar o que faz sentido para seu nicho. Os recursos disponíveis incluem self-checkout (auto-checkout), etiquetas inteligentes que permitem alterações de preços em lojas físicas e de comércio eletrônico e identificação do cliente usando sensores inteligentes. “É possível, por meio dos sensores, saber quando o cliente entra na loja física. Baseado no histórico de busca dele, o sistema envia notificações no smartphone desse consumidor, direcionadas para o produto ou marca que ele está procurando”, explica Marcelo Pivovar, head de Tecnologia e Inovação na Oracle Brasil.
Metaverso
A loja replicadada na realidade aumentada (RA) será, num primeiro momento, acessada via browser, como se fosse um e-commece tradicional. “A gente quer que essa realidade aumentada seja acessível a todas as pessoas”, conta Pivovar. No futuro, a Oracle vai desenvolver funcionalidades específicas para a realidade virtual, informa o executivo.
O objetivo é mirar um público mais jovem, que gosta de fazer compras em meios alternativos de e-commerce. “As lojas virtuais simulam muito ambientes de games, e a gente pode inclusive colocar o cliente dentro de um game. Quueremos trazer essa ótica de realidade mista e de experimentação, para que os clientes também comecem a ter um gostinho de metaverso”.