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O que tornou o Phenom 300 o jatinho mais vendido da década

Praticidade na manutenção, baixo custo operacional, alta disponibilidade, design e tecnologia fizeram o executivo leve da Embraer liderar o segmento

Um dos jatos executivos mais vendidos tem DNA brasileiro de sobra. Como o nome indica, o Phenom 300 é um fenômeno entre os modelos leves desde que começou a ser fabricado, em 2009. Com mais de 710 unidades produzidas, desde 2012 é o mais vendido em sua categoria, concorrendo com marcas poderosas, como Beechcraft, Bombardier Learjet, Cessna e Pilatus. No principal mercado, o dos Estados Unidos, este ano conseguiu desbancar em operações de pouso e decolagem até os Cessna Citation Excel (XL até XLS+), médio que foi o mais operado por lá nos últimos 15 anos, com mais mil unidades vendidas desde meados dos anos 1990. O brasileiro é menor, porém mais veloz, econômico, barato e, conforme o último relatório mensal sobre aviação executiva da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), fica mais tempo disponível aos operadores. Em 2022, o Phenom 300 fez 360 mil decolagens e pousos em aeroportos americanos, 1,4 mil além do Excel.

Em 2022, a fabricante Embraer entregou 59 Phenom 300. No segundo trimestre deste ano, foram mais 18. Parece pouco, mas há uma continuidade nas encomendas que supera o desempenho comercial dos concorrentes. Operado em 36 países com quase 1,8 milhão de horas de voo, o que fez a Embraer criar esse campeão de vendas se deve a fatores múltiplos. O primeiro foi estabelecer uma célula a partir do irmão menor, o Phenom 100, da categoria jato muito leve (VLJ, na sigla em inglês), para até cinco passageiros em configuração padrão e alcance menor, para voos entre metrópoles. Em produção desde 2007, foi fácil “esticar” a célula existente, ainda que a Embraer tenha optado por motores mais poderosos e recursos adicionais, como spoilers e winglets (aquela aleta dobrada para cima na ponta das asas). Dessa forma, surgiu um aparelho novo, mas com linhas similares às do irmão mais velho e menor.

Concorrentes

A partir daí entrou em jogo a capacidade da empresa brasileira de oferecer manutenção em diferentes pontos do mundo por causa de sua já consolidada rede para seus jatos regionais. A adoção de soluções de engenharia modulares, que permitem rápida revisões e trocas de componentes mais ágeis reduziu o custo operacional e aumentou a disponibilidade do Phenom 300.

Foi o que conquistou os corações – e bolsos – de viajantes de negócios, proprietários de aeronaves particulares de alta performance e empresas de transporte executivo. Em sua configuração padrão, o jatinho na sua versão mis recente E2020 pode transportar 6 passageiros em viagens de 4 horas e meia e mais de 3,7 mil quilômetros percorridos a uma velocidade de 860 quilômetros horários (534 milhas náuticas por hora). No interior, uma cabine espaçosa para a categoria e recursos tecnológicos que permitem conexões com dispositivos eletrônicos pessoais tornaram a aeronave uma escolha preferencial. E há o custo, claro. Um Phenom 300 sai por volta de US$ 11 milhões. Um Learjet 40 custa US$ 8 milhões, mas saiu de produção em 2013 por decisão da Bombardier, enquanto um Cessna Citation M2 podem sair entre US$ 6,15 milhões. Ainda que US$ 5 milhões mais barato e com 2 mil unidades vendidas em diferentes modelos desde 1991.

Baixo custo

Adotado por empresas de compartilhamento de aeronaves executivas como a Avantto, o jato da Embraer é admirado por seu maior diferencial, o baixo custo operacional e a projeto voltado à praticidade de manutenção. “Um dos melhores exemplos é uma simples troca de para-brisa. No Phenom, o procedimento é feito em poucas horas, já em aeronaves concorrentes esse tempo passa a ser de dias. A quantidade de vezes que o Phenom consegue decolar em um menor espaço de tempo também se sobressai. Tudo isso impacta no custo operacional”, afirmou o CEO da Avantto, Rogério Andrade.

“Por 11 anos consecutivos o Phenom 300 tem mantido sua liderança no mercado e superado as expectativas dos nossos clientes, seja pela combinação do melhor alcance e velocidade da categoria, ou por oferecer o maior valor residual do mercado”, comemora o CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano.

O Phenom 300
  • Velocidade máxima: 859 km/h (464 nós aéreos)
  • Distância de decolagem: 978 metros
  • Distância de pouso: 674 m (2.212 pés) 4 ocupantes
  • Motores: 2 Pratt & Whitney PW535E
  • Capacidade máxima de carga: 1.196 kg
  • Altitude máxima de operação: 13.716 metros (45.000 pés)
  • Alcance: 3.723 km (2.010 milhas náuticas), com 5 ocupantes e reserva padrão de combustível
  • Tripulação: um ou dois pilotos
  • Passageiros: 6 (na configuração padrão), mas pode levar até 10 (com 1 passageiro na vaga do copiloto e 1 no assento do sanitário com cinto)
  • Volume de bagagem: 2,4 m³
  • Altura da cabine: 1,50 m
  • Largura da cabine: 1,6 m (5,1 pés)]
  • Vida útil presumida: 35 mil horas de voo
  • Custo unitário estimado: US$ 11 milhões
  • Produção: 712 até junho de 2023
  • Primeiro voo: 29 de abril de 2008
  • Entrada em serviço: de dezembro de 2009

Dimensões

  • Comprimento: 15,64 m (51 pés 4 pol.)
  • Envergadura: 15,91 m (52 ​​pés 2 pol.)
  • Altura: 5,1 m (16 pés 9 pol.)
  • Peso máximo de decolagem: 8.150 kg (17.968 lb)
  • Capacidade de combustível: 2.428 kg

Características

  • Cabine do piloto com gerenciamento de sistemas Prodigy Touch Flight Deck, da Garmin (G3000)
  • Informações de voo por sistema de visão sintética
  • Visores digitais indicando os principais sistemas da aeronave
  • Permite voos sem copiloto
  • Capacidade de aproximação íngreme da pista de pouso
  • Freios antiderrapagem

Amenidades

  • Sistema de entretenimento de bordo (IFE) compatível com dispositivos eletrônicos portáteis
  • Cabine Oval Lite, com mais espaço para pernas e cabeça que os concorrentes
  • Cabine de passageiros e cockpit projetados pela BMW DesignWorksUSA
  • Janelas mais largas
  • Sistema aprimorado de condicionamento de ar

Concorrentes diretos

  • Beechcraft Premier I: em produção desde 1998; 300 unidades construídas
  • Bombardier Learjet 40: constrído de 2002 a 2013; 642 unidades, nas versões 40 e 45 (executivo médio)
  • Cessna CitationJet: em produção desde 1993; cerca de 2 mil unidades
  • Cessna Citation V: em produção desde 1987; 262 unidades
  • Pilatus PC-24: em produção desde 2018; mais de 100 unidades

Vídeo de Phenom 300 taxiando e decolando de um aeroporto em Savannah, Geórgia (EUA)

Publicado originalmente em 28 de agosto de 2023

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