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As 3 tendências que vão moldar o varejo, segundo a NRF 2024

Retail media, inteligência artificial e mudanças no comportamento do consumidor estão no foco do setor

O maior evento de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF), realizado em Nova York entre 14 e 16 de janeiro, destacou três tendências que devem dominar o cenário nos próximos meses: retail media, inteligência artificial e mudanças no comportamento do consumidor.

No período, o NRF 2024 reuniu dezenas de milhares de empreendedores e especialistas, sendo muitos deles brasileiros

Retail media

O retail media é uma abordagem publicitária que possibilita às marcas exibirem anúncios em locais de estabelecimentos varejistas, tanto físicos quanto online. A diferença em relação aos anúncios tradicionais é que os dados usados para a segmentação das ofertas são fornecidos diretamente pelo próprio varejista, em vez de plataformas de publicidade terceiras.

Essa tendência está crescendo rapidamente, pois oferece aos varejistas uma oportunidade de gerar receita adicional e oferecer aos consumidores uma experiência de compra mais personalizada.

Fabio Fialho, CMO da Infracommerce, destacou que o evento deixou claro que o “retail media networks chegou à sua era de ouro”.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) também está ganhando espaço no varejo. Ela pode ser usada para uma variedade de tarefas, como:

  • Curadoria de produtos: A IA pode ser usada para recomendar produtos aos consumidores com base em seu histórico de compras, interesses e localização.
  • Otimização de estoque: A IA pode ser usada para prever a demanda por produtos e garantir que os varejistas tenham o estoque adequado.
  • Logística: A IA pode ser usada para melhorar a eficiência da logística, como o planejamento de rotas e a gestão de inventário.


Mudanças no comportamento do consumidor

Segundo palestras do evento, os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam uma experiência de compra personalizada e envolvente. Eles também estão mais propensos a fazer compras online.

Para atender a essas demandas, os varejistas precisam investir em tecnologias que permitam oferecer aos consumidores uma experiência de compra mais relevante e conveniente.

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