PATROCINADORES

Novo trem das linhas Diamante e Esmeralda passará por testes

Da redação
28 de fevereiro de 2023
Composição começará a operar de forma definitiva em maio

A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, apresentou nesta terça-feira (28) o primeiro dos 36 conjuntos adquiridos da Alstom. A composição vai passar por uma série de testes de segurança antes da operação comercial, programada para maio.

O novo trem da série 8900 faz parte de um pacote de investimentos de R$ 3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos. A ViaMobilidade adquiriu 36 composições com oito vagões cada, somando uma frota de 288 carros.

“Estamos investindo em melhorias nas linhas 8 e 9 desde quando assumimos a concessão, em janeiro de 2022. A chegada deste primeiro trem é um capítulo fundamental na trajetória de transformação que estamos implementando, com foco sempre na melhor prestação de serviços aos passageiros. Vamos proporcionar um nível de modernidade e conforto que refletem o que a CCR e a ViaMobilidade projetam para os passageiros”, afirmou o diretor-presidente da companhia, Francisco Pierrini.

Cada trem possui capacidade para transportar até 2,6 mil passageiros. Com design moderno, as composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Os veículos possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

Além disso, os trens são mais leves, em aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, com janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia. No quesito conforto, são equipadas com ar-condicionado e com salão contínuo que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros. Os pega-mão são adaptados para pessoas de diversas estaturas e há espaços para portadores de deficiências de locomoção, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve