Montante será destinado à fábrica de Nescafé, com a ampliação do parque de máquinas da Nestlé Professional
A Nestlé comunicou que pretende investir R$ 1 bilhão no setor de cafés até 2026. Para fortalecer a presença nos mercados B2B e B2C, a companhia aplicará o valor em novas tecnologias e na ampliação do parque de máquinas da Nestlé Professional, na fábrica de Nescafé em Araras (SP) .
O tamanho do negócio na Nestlé mais que dobrou nos últimos cinco anos e, em 2023, os resultados consolidaram o café como um dos motores de crescimento da empresa no Brasil. A categoria tem crescido consideravelmente, representando 70% do negócio da Nestlé. Há 10 anos, essa taxa era de 15%. “Estamos em momento de expansão do consumo de café premium, de maior valor agregado, isso está sofisticando o consumo de café no Brasil”, afirmou a diretora executiva de Cafés Nestlé, Valéria Pardal.
A tendência do café gelado tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente entre os consumidores mais jovens. “Acreditamos no segmento e, além do lançamento de produtos, estamos potencializando as mensagens focadas na Geração Z, público que demonstra maior interesse em descobrir novos sabores e maneiras de tomar café”, afirma Valéria.
O consumo de café ocorre majoritariamente no período da tarde e nos canais out of home, onde 12% das xícaras consumidas são de cafés geladas. Entre a Geração Z, esse número sobe para 18%. Os dados são de pesquisas realizadas pela Nielsen a pedido da Nestlé. “As tendências começam fora do lar e se replicam dentro de casa. O consumidor aprende a tomar o café de melhor qualidade em coffee shops, com sabores e métodos de preparação diferentes, como receitas geladas e indulgentes, e passa a replicar dentro de casa”, explicou o diretor executivo de Nestlé Professional, Rodrigo Maingué.