Em 2022, o grupo espera crescimento nas vendas em torno de 5% e margem de lucro entre 17% e 17,5%
A Nestlé, maior produtora de alimentos do mundo, divulgou nesta quinta-feira (17) os resultados de 2021. Segundo a companhia suíça, o crescimento foi sustentado pelo impulso contínuo das vendas no varejo, recuperação constante dos canais fora de casa, aumento da variação de preços e ganhos de participação de mercado:
- Crescimento orgânico atingiu 7,5%, com crescimento real (RIG) de 5,5% e variação de preços de 2,0%.
- Vendas totais reportadas aumentaram 3,3% para 87,1 bilhões de francos suíços (2020: 84,3 bilhões de francos suíços). O câmbio reduziu as vendas em 1,3%. Os desinvestimentos líquidos tiveram impacto negativo de 2,9%.
- Margem de lucro operacional subjacente (UTOP) foi de 17,4%, diminuindo 30 pontos-base. A margem de lucro operacional (TOP) diminuiu 290 pontos-base para 14,0% na base reportada, refletindo em grande parte os prejuízos relacionados à Wyeth.
- Lucro por ação subjacente aumentou 5,8% nas moedas constantes e 5,1% em base reportada para 4,42 francos suíços. O lucro por ação aumentou 41,1% para 6,06 francos suíços na base reportada, refletindo principalmente o ganho com a venda das ações da L’Oréal.
- Fluxo de caixa livre diminuiu 14,9% para 8,7 bilhões de francos suíços, refletindo temporariamente maiores despesas de capital e níveis de estoque.
Perspectivas
Para 2022, a empresa espera crescimento orgânico das vendas em torno de 5% e margem de lucro operacional subjacente entre 17% e 17,5%.
O que MONEY REPORT publicou