O ambiente construído em Curitiba é totalmente operado por IA e visão computacional, de acordo com o conceito just go/friction-free
O grupo paranaense Muffato acaba de abrir o primeiro mercado autônomo da América Latina. A novidade está em funcionamento em Curitiba e segue a inspiração da Amazon, gigante norte-americana que em 2020 inaugurou seu primeiro supermercado sem caixas registradoras, onde o consumidor escolhe os produtos e realiza o pagamento de forma autônoma. O Muffato se considera a sexta maior rede de supermercados do Brasil.
Como vai funcionar? Ao entrar no mercado, o cliente aciona um QR code no aplicativo da rede e passa pela porta eletrônica. A partir deste momento, tudo o que ele pegar das prateleiras ficará registrado no aplicativo. Se devolver, a combinação de sensores também identificará e removerá o item da lista.
O conceito faz parte do chamado just go/friction-free. Por meio de novos recursos tecnológicos, o usuário interagirá diretamente com a loja, otimizando o seu tempo nas atividades importantes. Para que tudo seja possível, a empresa portuguesa Sensei desenvolveu um sistema que utiliza a fusão de sensores, aprendizado profundo de máquinas e visão computacional.
A experiência pretendida pela Sensei é que o cliente sinta como se estivesse em casa, pegando itens do próprio armário ou geladeira. Ao sair do estabelecimento com as compras, tudo o que foi adquirido é jogado para o valor final na conta cadastrada. Segundo Everton Muffato, o diretor do grupo: “O lançamento da Muffato Go é um grande passo para a indústria supermercadista brasileira. Retirando as filas e o checkout, estamos oferecendo aos clientes uma experiência de compras sem atrito, mais rápida e conveniente, liberando membros da nossa equipe para ajudar em outros aspectos da loja”.