Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Motorola investe R$ 25 milhões em IA no Brasil

Com o investimento na Ufam, empresa espera expandir o prédio do Instituto de Computação, construindo 8 novas salas de aula e quatro laboratórios de pesquisa

A Motorola anunciou um investimento de R$ 25 milhões na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para ampliar os estudos em computação. A universidade, assim como outros institutos de pesquisa, ajudam a criar diversos recursos de Inteligência Artificial (IA) para os celulares da marca. A companhia considera o Brasil um dos maiores polos para o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial no mundo. 

De acordo com a fabricante, toda a parte de detecção de malware, reconhecimento de padrões, qualidade de imagem HDR com técnicas de IA, processamento de imagens, segurança do sistema Android, e o hub de inteligência artificial é feita no Brasil. Além da Ufam, a Motorola conta com parcerias com o instituto de pesquisas Eldorado e com mais três universidades do Brasil, incluindo a Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

As cinco instituições atuam no desenvolvimento das principais ferramentas de IA presentes nos celulares da Motorola. Com o investimento na Ufam, a empresa espera expandir o prédio do Instituto de Computação, construindo oito novas salas de aula e quatro laboratórios de pesquisa. A Ideia é ampliar o desenvolvimento de soluções de IA para todos os celulares, desde os modelos da entrada da família Moto E, até os mais avançados Motorola Edge e Razer.

Atualmente, os celulares da Motorola contam com diversos recursos de inteligência artificial integrados ao sistema Moto AI. Algumas das funções mais comuns estão nas câmeras, que atuam no pós-processamento das imagens.

A fabricante ainda utiliza IA para ganho de desempenho e aumento de segurança nos aparelhos por meio das tecnologias de RAM Boost e detecção automática de phishing, respectivamente. Existe também uma parceria com o Google para complementar o pacote de soluções com os apps Google Fotos e o Google Lens.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.