PATROCINADORES

Micros e pequenas criam 369 mil vagas no 1º tri

Da redação
22 de julho de 2025
Fevereiro liderou geração de empregos com mais de 250 mil postos; setor de serviços puxou alta, mas comércio teve saldo negativo; número de empresas inadimplentes sobe 7% até abril

Micro e pequenas empresas criaram 369.341 postos de trabalho formais no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Serasa Experian. O mês de fevereiro foi o principal responsável pelo avanço, com a abertura de 250.533 vagas, mais de dois terços do total. Janeiro registrou 76.602 novos empregos e março, 42.206.

O setor de serviços liderou a geração de empregos, com 205.477 vagas criadas, seguido pela indústria de transformação (75.340) e pela construção civil (74.475). Já o comércio registrou um saldo negativo de -6.137 empregos no período, reflexo da desaceleração do consumo nos primeiros meses do ano.

Atualmente, o Brasil conta com 23,2 milhões de empresas ativas, sendo 21,7 milhões classificadas como micro, pequenas e médias. Destas, 12,5 milhões são MEIs (microempreendedores individuais). O Estado de São Paulo lidera o ranking com 6,2 milhões de empresas, seguido por Minas Gerais (2,3 milhões) e Rio de Janeiro (1,8 milhão).

O comércio varejista de vestuário e acessórios é o setor mais comum entre essas empresas, com mais de 1 milhão de companhias. Na sequência estão os segmentos de beleza e estética (867 mil) e promoção de vendas (699 mil).

Apesar do bom desempenho na geração de empregos, a inadimplência no setor preocupa: o número de micro e pequenas empresas com contas em atraso subiu de 6,66 milhões em janeiro para 7,12 milhões em abril, um aumento de 7% em apenas quatro meses. O setor de serviços concentra 54,1% dessas empresas inadimplentes, seguido pelo comércio (35,9%) e indústria (8,2%).

De janeiro a abril, foram registrados 479 pedidos de recuperação judicial, número próximo ao recorde de 486 em 2024 e quase o dobro dos 245 registrados em 2023.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve