Document
PATROCINADORES

Mercado de PCs cresceu 4% no terceiro trimestre

Dados coletados pela consultoria norte-americana IDC indicam que o mercado global de computadores pessoais (PCs) cresceu 3,9% no terceiro trimestre de 2021. Apesar da crise global de semicondutores, 86,7 milhões de PCs foram vendidos. O gerente de pesquisa da IDC, Jitesh Ubrani, disse em comunicado: “A indústria de PCs continua a ser atormentada por desafios de abastecimento e logística. Infelizmente, esses problemas não melhoraram muito nos últimos meses.”

A chinesa Lenovo é a fabricante que ficou no topo do ranking de vendas, com 19,77 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 3,1%, abaixo do ritmo do mercado. Cerca de 23% do segmento de PCs é dominado pelas vendas da empresa. As americanas HP e Dell aparecem em segunda e terceira colocação, respectivamente. Enquanto a HP teve queda de 5,8% na comparação anual, a Dell teve um forte crescimento de 26,6% nas vendas entre julho e setembro. A Apple ficou em quarto lugar, enquanto Acer e Asus empataram em quinto lugar.

Para a consultoria, por conta das medidas higiênicas tomadas para conter a disseminação do covid-19, após o pânico das compras no ano passado, o mercado passa por uma fase de adaptação. “Depois de um ano de compras em ritmo acelerado, impulsionadas pela mudança para trabalho e aprendizagem remotos, também houve uma desaceleração comparativa nos gastos com PCs, o que causou certa desaceleração no mercado de PCs dos Estados Unidos hoje. No entanto, a oferta permanece atrás da demanda em segmentos-chave com estoque ainda abaixo dos níveis normais”, explica Neha Mahajan, analista sênior de pesquisa da IDC.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.