A Marfrig informou que investiu um total de US$ 7 milhões (R$ 37,8 milhões) nas startups Quiq e Takeoff Technologies, a partir da criação de sua Diretoria de Inovação & Novos Negócios, de acordo com comunicado publicado nesta quarta-feira (26). Os investimentos estão alinhados à sua estratégia de crescimento, inovação e complementaridade.
A Quiq é uma joint venture liderada pelo hub de tecnologia 4all e outros nove sócios de redes de food-service para conectar aplicativos de delivery diretamente aos pontos de venda por meio de uma plataforma lançada em agosto do ano passado. Já a norte-americana Takeoff Technologies foi fundada em 2016 e conta com mais de 250 funcionários que trabalham na criação de soluções automatizadas de atendimento e gerenciamento de estoque de alimentos para redes de supermercado e pequenos comércios.
A projeção para os dois primeiros anos de operação estima que o Quiq esteja presente em mais de 20 mil restaurantes no Brasil. O objetivo é atingir participação em pelo menos 15% do mercado de food service brasileiro nos próximos cinco anos. Entre os demais sócios da plataforma estão Domino’s Pizza, Bloomin’ Brands (Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill), Giraffas, Rei do Mate, Cia. Tradicional (Bráz Pizzaria, Bráz Elettrica, Bráz Trattoria, Pirajá, Original, Astor, Lanchonete da Cidade e Ici Brasserie), Grupo Halipar (Montana Grill, Griletto, Jin Jin e Croasonho), BFFC (Pizza Hut, KFC, Bob’s e Yoggi), Axionlog Uruguay e Grupo Trigo (Spoleto).
As companhias miram um mercado de mais de 400 mil estabelecimentos em todo o Brasil. “Esse número representa uma enorme oportunidade de negócio para diferentes players da indústria de alimentos e outros setores que também estão ligados a esse segmento direta ou indiretamente”, afirma Luiz Marcelo da Costa Correia, diretor de operações do Quiq.