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Magazine Luiza tem lucro de R$ 212,2 mi no 4° trimestre

Companhia reverteu a baixa de R$ 35,9 milhões apontada no mesmo período de 2022

A rede varejista Magazine Luiza registrou no quarto trimestre do ano passado um lucro líquido de R$ 212,2 milhões, segundo balanço operacional divulgado nesta segunda-feira (18). Com o resultado, a companhia reverteu a baixa de R$ 35,9 milhões apontada no mesmo período de 2022. O lucro líquido ajustado ficou em R$ 101,5 milhões, contra perdas de R$ 15,2 milhões de um ano antes.

Evidenciando o lucro recorrente, o Magazine Luiza comemorou o período, denominado de “trimestre da virada”, uma vez que a empresa conseguiu reverter a tendência negativa dos últimos dois anos. Houve crescimento da margem bruta, que atingiu 30,3%, e da margem ebitda, a 7,2%. “O Magalu conseguiu melhorias operacionais em todos os canais de vendas, enquanto as despesas financeiras foram 20% menores, representando 4% da receita líquida”, destacou.

Apesar disso, a companhia encerrou o último ano acumulando em 12 meses um prejuízo ajustado de R$ 550,1 milhões, volume 47,8% maior do que o saldo negativo de R$ 372,1 milhões de 2022. O ebitda ajustado do quarto trimestre subiu 12,3% em base anual, a R$ 756,5 milhões, beneficiado pelo aumento da margem de contribuição dos canais de venda, especialmente do marketplace.

As vendas totais do Magazine Luiza, incluindo as operações do marketplace, totalizaram R$ 17,9 bilhões no quarto trimestre, em linha com o desempenho visto nos últimos três meses de 2022. As lojas físicas responderam por cerca de R$ 5 bilhões das vendas consolidadas no trimestre, alta de 4% no comparativo anual. No período, o varejista conseguiu expandir sua participação de mercado em 1,2 ponto percentual.

No e-commerce com estoque próprio (1P), as vendas da companhia caíram 7,8%. Já as vendas no marketplace (3P) cresceram 9,9%, a R$ 5,1 bilhões. Considerando o e-commerce total, o Magazine Luiza viu as vendas contraírem 1,5% no fim do ano passado. Em 2023, as vendas totais da companhia atingiram R$ 63 bilhões, alta de 4,8% ante 2022. A receita líquida totalizou R$ 10,5 bilhões e R$ 36,7 bilhões no quarto trimestre e no acumulado de 2023, respectivamente.

No quarto trimestre, o Magalu apresentou geração de caixa operacional de R$ 1,5 bilhão, influenciada pela evolução no resultado operacional e pela variação do capital de giro, com destaque para a redução nos níveis de estoque. Dessa forma, a rede encerrou o trimestre com posição de caixa líquido ajustado de R$ 1,7 bilhão e uma posição de caixa total de R$ 9,1 bilhões, considerando caixa e aplicações financeiras de R$ 3,4 bilhões e recebíveis de cartão de crédito disponíveis de R$ 5,7 bilhões.

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