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Lucro da Pague Menos chega a R$ 192 milhões

Ebitda consolidado da empresa em 2022 cresceu 20%, alcançando R$ 805 milhões no período

A rede Pague Menos reportou ao mercado na noite desta terça-feira (6) um lucro líquido de R$ 192 milhões obtido no ano passado, 8,7% acima do resultado apresentado em 2021. A companhia registrou um ebitda de R$ 805 milhões, 19,9% superior ao ano anterior, impulsionado pela consolidação da recém-adquirida Extrafarma. Desconsiderando a compra, o ebitda da Pague Menos atingiu R$ 781 milhões, crescimento de 16,4%. As vendas da rede atingiram R$ 9,8 bilhões em 2022, crescimento de 21,8%.

Segundo a empresa, o ano anterior foi marcado pelo crescimento de rentabilidade, com a margem ebitda atingindo 8,8%, incremento de 0,5 ponto percentual sobre 2021. No acumulado dos últimos três anos, o incremento da margem da Pague Menos foi de 1,4 p.p. e da margem líquida, de 2,3 p.p. “Mesmo com a forte aceleração da nossa expansão orgânica, que contemplou a inauguração de 118 lojas próprias ao longo do ano, combinada aos desafios no cenário macroeconômico, 2022 foi mais um ano de consistência de entregas” comemorou o CEO da Pague Menos, Mário Queirós.

A companhia também registrou a maior expansão anual na base de lojas, fechando o ano com 1.646 pontos de venda, crescimento de 41% sobre 2021. O crescimento da rede combinou a incorporação de 399 lojas da Extrafarma à abertura de 118 lojas próprias ao longo do ano (47% a mais do que em 2021), sendo 61 apenas no quarto trimestre. Das 118 lojas inauguradas, 75% operam no modelo Discount, que oferece maior variedade de produtos com preços mais baixos e menor custo de operação. O ano de 2022 também marcou a ampliação da capilaridade da Pague Menos, que agora está em 389 municípios (contra 348 em 2021).

Em 2022, a rede de farmácias registrou aumento de 51,8% nas vendas dos canais digitais, chegando a R$ 946 milhões. No quarto trimestre do ano passado, as vendas omnichannel chegaram a 11,4% na Pague Menos, aumento de 2,6 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior. O e-commerce da companhia (site e app) ganhou destaque, sendo responsável por 54% do total de vendas no último trimestre de 2022, com crescimento de 72% em relação ao mesmo intervalo de 2021.

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