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Lucro da M. Dias Branco cai 12,8% e atinge R$ 189,9 milhões

Receita da companhia cedeu 7,7% no segundo trimestre deste ano, com um avanço de 11,6% no volume de vendas

A fabricante de alimentos M. Dias Branco reportou ao mercado um lucro líquido de R$ 189,9 milhões no segundo trimestre deste ano. O resultado é 12,8% menor na comparação com o mesmo período de 2023, quando a empresa lucrou R$ 217,9 milhões. O ebitda da companhia atingiu R$ 336,8 milhões, recuo de 10,6% frente aos R$ 376,8 milhões do segundo trimestre do ano anterior, com margem ebitda de 12,8% – queda de 0,4 ponto percentual.

A receita líquida da M. Dias Branco cedeu 7,7% na mesma base comparativa, alcançando R$ 2,630 bilhões, ante R$ 2,849 bilhões do segundo trimestre de 2023. O recuo de 17,2% no preço médio dos produtos na comparação anual do período compensou o aumento de 11,6% no volume negociado e pesou sobre a receita. A empresa destacou, em comunicado a investidores, que a queda dos preços das commodities, como o trigo, até meados do segundo trimestre deste ano contribuiu para a diminuição dos preços de biscoitos e massas, pressionando a receita.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, bloco chamado pela companhia de região de ataque, apresentaram recuo de 6,6% na receita líquida na mesma base comparativa, enquanto a região de defesa, formada pelas regiões Norte e Nordeste, obteve queda de 9,3% na receita. Do montante total da receita líquida, R$ 60,5 milhões vieram da receita da empresa no exterior, o que inclui exportações e a operação no Uruguai, alta de 32,7% ante o segundo trimestre do ano anterior.

A fabricante de alimentos teve um avanço de 11,6% no volume de vendas de seus produtos no segundo trimestre de 2024 na comparação com igual período do ano anterior. O volume vendido pela companhia passou de 454,1 mil toneladas para 507 mil toneladas. No segmento de biscoitos, o volume negociado pela empresa aumentou 1%, de 133,1 mil toneladas para 134,4 mil toneladas. Já as vendas de massas cresceram 8,9%, de 90,1 mil toneladas para 98,1 mil toneladas, enquanto as vendas de farinha e farelo subiram 21,7%, para 440,6 mil toneladas. Em relação ao trimestre anterior, as vendas totais da companhia aumentaram 27,7%, já que o primeiro trimestre tende a ser sazonalmente mais fraco.

O preço médio de todas categorias de alimentos da companhia caiu 17,2% na comparação anual dos trimestres, para R$ 5,19 por quilo, acompanhando a queda das matérias-primas, principalmente do trigo e do óleo de palma. Em biscoitos, o recuo no preço médio dos produtos foi de 9,3%. Em massas, de 10,1%. Em farinha e farelo, houve queda de 26,6%, e em margarinas e gorduras, o preço médio recuou 17,4%.

O preço médio de outras linhas de produtos – bolos, snacks, mistura para bolo, torradas, produtos saudáveis, molhos e temperos – cedeu 3,4% entre o segundo trimestre de 2024 e o de 2023. A produção da M. Dias passou de 695,7 mil toneladas no segundo trimestre de 2023 para 784,1 mil toneladas processadas no segundo trimestre deste ano. Já a capacidade total de produção passou de 1,078 milhão de toneladas para 1,091 milhão de toneladas. O nível de utilização da capacidade total de produção aumentou 7,4 pontos porcentuais, de 64,5% para 71,9%.

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