Estudo da Nuvemshop revela que vendas de produtos na internet aumentaram em 37%
No período de janeiro a julho de 2023, as vendas de produtos de K-pop através de pequenos negócios brasileiros na internet aumentaram em impressionantes 37% em comparação com o ano anterior. Um total de aproximadamente 20 mil produtos ligados a esse estilo musical sul-coreano foram comercializados. Esses dados foram coletados em um levantamento realizado pela plataforma de criação de lojas virtuais Nuvemshop.
Ao longo dos primeiros sete meses do ano, a NuvemShop registrou o cadastramento de 4.800 produtos voltados ao universo do K-pop. Essa porcentagem representa um incremento de 27% em relação a 2022, quando haviam sido cadastradas 3.800 mercadorias.
Itens colecionáveis (tais como bonecos, adesivos, álbuns e DVDs musicais) assim como vestuário (incluindo camisetas, moletons e saias) figuraram entre os produtos mais populares.
De acordo com Babi Tonhela, especialista em comércio online da NuvemShop, o crescimento das vendas é resultado do aumento da influência da cultura sul-coreana no Brasil, popularizada através de músicas e séries. “Muitos empreendedores perceberam uma oportunidade para alcançar ótimos lucros, mesmo em um nicho de mercado menos óbvio”, afirmou.
A plataforma de vendas analisou o comportamento do mercado de pequenas e médias empresas brasileiras atuantes online durante os meses de janeiro a julho de 2022 e 2023. A divulgação dos resultados da pesquisa da NuvemShop aconteceu em celebração ao Dia Mundial do K-pop, comemorado no domingo, dia 13 de agosto.
O qu é K-pop?
O K-pop é um gênero musical originado na Coreia do Sul. O termo deriva da combinação das palavras “korean” (coreano em inglês) e “pop”, representando um estilo musical conhecido por suas melodias cativantes e pelo uso de elementos eletrônicos. Exemplos de bandas desse gênero incluem BTS e BlackPink.