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Jurerê quer seu café premium no e-commerce e nas gôndolas

Estratégia da companhia comandada por Micheli Poli Silva homenageia história familiar e reforça relação direta com o consumidor final

Dedicado aos cafés, o Grupo Jurerê tem motivos recentes de sobra para comemorar. Além de uma trajetória empresarial de quase 80 anos, que começou com cultivo de café em lavouras no vale do Rio Tijucas (SC), a companhia lançou recentemente a linha Gerações. São sete cafés com características próprias, inspiradas em integrantes da família fundadora e controladora da empresa, hoje liderada por três mulheres da terceira geração.

Comandada pela CEO Micheli Poli Silva (na imagem), a estratégia é ocupar espaço em um mercado de alto valor agregado por meio de canais diretos com o consumidor. Para isso, foram investidos mais de R$ 1 milhão na nova plataforma de vendas – com possibilidades de acesso ao nicho de assinaturas, como ocorre com vinhos, charutos e produtos de beleza.

Empossada como vice-presidência da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para a regional Sudeste, Poli Silva acredita que os crescentes resultados do Jurerê se devem ao trabalho contínuo em pesquisa, inovação e gestão eficiente dos negócios. “Ao longo da última década, reposicionamos o nosso negócio e trouxemos da Ásia tecnologias que agregassem valor”.

Outro diferencial é a prestação de serviço de envase de cafés especiais para redes de cafeterias premium, como as 4 Beans, Orfeu, Café Cultura. O Grupo Jurerê criou o primeiro filtro Drip Bag Compostável para doses individuais, conquistando uma série reconhecimentos nacionais. Esse conjunto de novidades garantiu faturamento 41% maior no ano passado.

Trajetória

A primeira fase da trajetória, liderada pelo fundador Vô Gentil foi marcada pelo plantio do próprio café no Vale do Rio Tijucas, até 1970, quando o cultivo não se mostrou adaptado às demandas modernas. Descendente de imigrantes italianos e luxemburgueses, o casal não desistiu. A empresa passou a comprar grãos de outras regiões do Brasil para industrialização. Hoje, adquire de produtores homologados de São Paulo e Minas Gerais. Entre os 564 clientes compradores ativos está o Grupo Pão de Açúcar.

“Nosso plano também atua no reforço da presença no mercado direto. Muitos consumidores querer ter acesso ao nosso produto e queremos disputar mais espaço físico nas gôndolas. Além dos canais online, o varejo gourmet é outro nicho no qual vemos um potencial forte”, explica Micheli.

Perspectivas e resultados

Ela administra o negócio da família de forma austera e, mesmo sem revelar os volumes operacionais, adianta que a tendência é agregar um fundo de investimentos em um prazo de três anos, mas mantendo o controle dos negócios. Confira os dados divulgados pela companhia:

  • Ebitda 2022: crescimento de 15,30%;
  • Ebitda 2023: crescimento de 23,10%;
  • Faturamento em 2022: crescimento de 33%;
  • Faturamento em 2023: crescimento de 43%;
  • Abrangência de produtos da Marca Jurerê e projetos para marcas próprias: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste brasileiro, além de Uruguai, Chile, Polônia e Rússia.

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