PATROCINADORES

José Mindlin ajudou a desenvolver a indústria e a cultura no Brasil

“Num mundo em que o livro deixasse de existir, eu não gostaria de viver”. A frase pode soar um exagero, mas é compatível com a trajetória de vida do seu ator. Nascido no dia 8 de setembro de 1914, em São Paulo, José Mindlin entrou para a história como um empresário importante do setor automotivo e o maior colecionador de livros do Brasil.

Sua biblioteca particular, que começou a ser montada quando tinha apenas 13 anos de idade, chegou a ter 38 mil títulos, entre obras de literatura, manuscritos históricos, livros científicos, etc. Ao lado de sua mulher, Guita Mindlin, ele doou em 2006 cerca de 15 mil títulos à biblioteca da USP (Universidade de São Paulo), que recebeu o nome do casal.

Paralelamente à sua coleção bibliográfica, o empresário desenvolveu uma carreira relevante no setor industrial. Em 1950 ele fundou a Metal Leve S/A, especializada na produção de peças automotivas. Referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a empresa chegou a ter sete mil funcionários e duas fábricas nos Estados Unidos, sendo vendida à companhia alemã Mahle em 1996 – com valor estimado à época entre US$ 60 milhões e US$ 70 milhões.

Respeitado pela opinião pública, Mindlin ocupou cargos nos conselhos de diversas entidades, como Fapesp, Fiesp, CNPq e Comissão Nacional de Tecnologia da Presidência da República. O empresário também foi secretário de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante o governo de Paulo Egydio Martins, na década de 70, e acabou sendo escolhido como quinto ocupante da cadeira número 26 da Academia Brasileira de Letras, em junho de 2006.

José Mindlin morreu no dia 28 de fevereiro de 2010, aos 95 anos, por falência múltipla de órgãos, após ficar um mês internado no Hospital Albert Einstein.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 16 =