O valor do “enterprise value” da Mantiqueira Brasil foi estimado em R$ 1,9 bilhão
A JBS anunciou, nesta segunda-feira (27), a aquisição de 50% do controle da Mantiqueira Brasil, maior produtora de ovos da América Latina e décima maior do mundo. O negócio marca a estreia da gigante de proteínas no mercado de ovos, ampliando seu já diversificado portfólio global, que abrange carne bovina, frango, suíno, aquacultura e proteínas alternativas, como plant-based e cultivadas.
Em comunicado, o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, afirmou que a aquisição está alinhada à estratégia de longo prazo da empresa. “Prevemos a diversificação do portfólio com entrada em novos segmentos de proteína e investimento em negócios de marca com valor agregado”, destacou em entrevista ao Broadcast Agro, plataforma de notícias do Grupo Estado.
O valor do “enterprise value” da Mantiqueira Brasil foi estimado em R$ 1,9 bilhão. O controle da companhia será compartilhado entre a JBS e o fundador da Mantiqueira, Leandro Pinto, com a JBS assumindo 48,5% do capital social.
Estrutura e expansão
Com produção anual de 4 bilhões de ovos e capacidade instalada para 22 milhões de galinhas poedeiras, a Mantiqueira Brasil opera em seis estados e emprega 3 mil pessoas. Entre suas marcas de destaque estão a Happy Eggs, conhecida pela produção de ovos de galinhas livres, e a Fazenda da Toca, referência em ovos orgânicos.
Leandro Pinto, fundador da Mantiqueira (imagem), celebrou a parceria e destacou o potencial de expansão internacional. “Com a JBS, teremos acesso a novos mercados e ao conhecimento necessário para nos tornarmos um competidor relevante fora do Brasil”, afirmou.
O consumo global de ovos tem crescido de forma consistente, segundo a JBS. “Trata-se de uma proteína acessível, versátil e saudável, que fortalece nosso propósito de alimentar o mundo”, explicou Tomazoni. Ele ainda ressaltou que o ovo é um produto multifuncional, atuando tanto como ingrediente quanto como produto final.