O empresário mexicano Javier Garza Calderón (imagem) afirmou que pretende fazer uma oferta pela operação bancária de consumo do Citigroup em seu país, o Citi Banamex. Fundador da organização Empreendedores para a Quarta Transformação Nacional (E4T), Garza garantiu que pode convidar outros interessados para formar um grupo de investidores para analisar a possível aquisição. “Percebo uma grande oportunidade de resgatar seus bens históricos, culturais e financeiros para que voltem às mãos dos empresários mexicanos”, expressou em comunicado. “Uma equipe de analistas e especialistas nacionais e internacionais avaliará todas as linhas de negócios que o Citi Banamex atende e, posteriormente, faremos uma oferta”, acrescentou.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, nomeou Garza na quinta-feira (13) como um possível licitante depois que o Citigroup informou que venderia o Banamex, encerrando uma presença de varejo de duas décadas. Depois das subsidiárias locais do BBVA e Santander, o Banamex é o terceiro maior banco do México.
López Obrador pediu aos investidores locais que mantenham o banco em mãos mexicanas. O magnata mexicano Ricardo Salinas; o bilionário Carlos Slim, do Grupo Inbursa; e Carlos Hank González, presidente do conselho do Grupo Financiero Banorte, também podem estar interessados na vendar.