A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), companhia aérea do Grupo Itapemirim, recém-certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou nesta segunda-feira (17) que abrirá a venda de passagens aéreas na próxima sexta-feira (21). O voo inaugural da companhia está agendado para 29 de junho de 2021, com renda revertida para instituições beneficentes, e o início dos voos comerciais para o dia subsequente, 30 de junho. As passagens poderão ser compradas pelo site http://www.voeita.com.br e agências de viagens.
Em sua estreia no mercado aéreo doméstico, a ITA estará presente em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte-Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Salvador (BA) e São Paulo-Guarulhos (SP).
As capitais Recife (PE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Natal (RN) serão somadas à malha a partir do dia 1 de agosto de 2021. Até junho de 2022, a companhia pretende ampliar a sua cobertura e chegar a 35 destinos no Brasil.
Os voos serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar confortavelmente até 162 passageiros. São 18 assentos a menos em relação à configuração máximo do modelo. As aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para oferecer mais espaço entre as poltronas. Assim, todas as fileiras de assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo ANAC de conforto. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento dentro da aeronave.
“Estamos reconfigurando os aviões para 162 assentos para que nossos passageiros possam desfrutar de uma viagem de preço acessível, porém com toda a comodidade e segurança”, destacou Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim.
Neste primeiro momento, a frota da ITA contará com cinco aeronaves Airbus A320. A previsão é de que a companhia chegue ao final do ano com um total de 20 aeronaves do modelo. No primeiro semestre de 2022, a ITA receberá cinco aeronaves por mês. Até junho do próximo ano, a frota total será de 50 aeronaves.