Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Investimentos se mantiveram estáveis em junho

O Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), registrou queda de 0,1% em junho frente a maio deste ano, na série com ajuste sazonal. Os efeitos das operações envolvendo importações de plataformas de petróleo associadas ao regime aduaneiro Repetro, que elevaram a base de comparação nos primeiros três meses do ano, influenciaram em parte os resultados.

O bom desempenho foi geral na comparação interanual. O destaque ficou por conta do componente máquinas e equipamentos, que avançou para um patamar 34,2% superior a junho de 2020. Enquanto o componente ‘outros ativos fixos’ registrou aumento de 17,6%, a construção civil, por sua vez, teve alta de 28,1%. Na comparação trimestral, os resultados foram positivos.

A FBCF caiu 3,6% no segundo trimestre de 2021 ante o primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2020, a FBCF mostrou alta de 32,9%. Segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) do segundo trimestre de 2021 ficou em 18,2%.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.