Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Google vai parar de responder perguntas bobas

O mecanismo de pesquisa irá atualizar os ‘snippets em destaque’ para reduzir o número de erros que comete

Aplataforma Google irá barrar o seu sistema de ‘dar respostas rápidas a perguntas idiotas’, anunciou a empresa, enquanto busca melhorar o serviço de “snippets em destaque” de seu mecanismo de busca. Isso significa que os usuários devem ver menos respostas para perguntas como “Quando Snoopy assassinou Abraham Lincoln?”, para as quais o serviço respondia alegremente com “1865” – a data certa, mas o assassino errado.

“Esta claramente não é a maneira mais útil de exibir esse resultado”, disse o chefe de pesquisa da empresa, Pandu Nayak, em um post no blog anunciando as mudanças. “Treinamos nossos sistemas para melhorar a detecção desses tipos de premissas falsas, que não são muito comuns, mas há casos em que não é útil mostrar um trecho em destaque. Reduzimos o acionamento de trechos em destaque nesses casos em 40% com esta atualização.”

Snippets, que aparecem às vezes como uma resposta em destaque a perguntas diretas feitas na Pesquisa Google, há muito são a base da estratégia de IA da empresa. A mesma tecnologia alimenta seus alto-falantes inteligentes e assistentes de voz e permite que o mecanismo de pesquisa satisfaça as consultas de pesquisa sem que os visitantes cliquem em outros sites.

Erros absurdos

Os snippets, gerados automaticamente a partir do conteúdo dos sites, também têm sido um estorvo para Google por tanto tempo. Em 2017, a empresa foi acusada de espalhar “notícias falsas” depois que um trecho em destaque para a pergunta “Obama está planejando um golpe?”, resultou em seu assistente de voz alegremente dizendo aos usuários: “Obama pode de fato estar planejando um golpe comunista no final de seu mandato em 2016”, após encontrar a informação em um site de conspiração.

Outros erros foram mais cômicos. A empresa dizia corajosamente aos usuários que as escadas foram inventadas em 1946 – após ler um site que atribuía uma regulamentação de segurança específica dos EUA a essa data – ou repetia sem saber uma piada do Monty Python quando perguntado: “Por que os caminhões de bombeiros são vermelhos?”

Em um esforço para abordar a causa raiz de tais erros, o Google também está lançando novos avisos para os momentos em que um termo de pesquisa atingiu um “vazio de dados” – uma pergunta em que uma boa resposta pode simplesmente não existir. “Parece que não há muitos bons resultados para esta pesquisa”, o site agora avisa os usuários que atingem essa consulta.

“Isso não significa que nenhuma informação útil esteja disponível ou que um resultado específico seja de baixa qualidade”, diz Nayak. “Esses avisos fornecem contexto sobre todo o conjunto de resultados na página e você sempre pode ver os resultados de sua consulta, mesmo quando o aviso estiver presente.”

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.