Document
PATROCINADORES

Gol fecha acordo para adquirir 250 aviões elétricos

A companhia aérea Gol anunciou nesta terça-feira (21) que assinou um protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon, empresa irlandesa de leasing de aeronaves, para aquisição ou arrendamento de 250 aparelhos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A empresa assinou o acordo junto ao Grupo Comporte, que pertence à família Constantino.

A previsão é iniciar as operações no Brasil com os primeiros VA-X4 eVTOL em meados de 2025. As aeronaves foram desenvolvidas pela britânica Vertical Aerospace e devem começar a voar em 2024. O aparelho comporta quatro passageiros e um piloto em trajetos de até 160 km (100 milhas) de distância, com velocidade máxima de 320 km/h (200 mph). Viagens de São Paulo a Campinas (SP) demorariam 15 minutos e, do Rio de Janeiro a Angra dos Reis (RJ), 22 minutos.

A iniciativa da Gol é uma resposta. Em agosto, a Azul anunciou uma parceria para 220 veículos aéreos elétricos de pouso e decolagem verticais (eVTOL) da alemã Lilium Jet. As operações da concorrente também ficaram para 2025.

Em 15 de setembro, a Gol anunciou ao mercado que receberá um aporte de US$ 200 milhões da gigante americana American Airlines. As duas empresas, que já são parceiras, vão ampliar ainda o acordo de compartilhamento de voos. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.