Robô é fabricado pela empresa chinesa Unitree e promete revolucionar as relações humanas com o trabalho e tarefas de múltiplas repetições
A Gohobby, referência no mercado de drones e primeira empresa a trazer um carro voador ao Brasil, deu mais um passo no universo da alta tecnologia. A marca importou para o país o primeiro robô-humanoide multitarefas da fabricante chinesa Unitree. O produto é projetado para executar tarefas complexas e interagir de maneira eficiente com o ambiente ao seu redor. Sua principal característica é a capacidade de realizar movimentos humanos repetitivos com exatidão, o que o torna uma solução ideal para uma variedade de aplicações, desde serviços em ambientes fechados até tarefas de apoio em fábricas e hospitais.
O modelo humanoide da Unitree pode se mover com agilidade e precisão em diferentes tipos de terreno. Equipado com sistemas de reconhecimento facial e de voz, o robô é capaz de interagir de forma natural com as pessoas, o que o torna útil em tarefas de recepção, atendimento ao cliente e suporte em ambientes comerciais. O produto pode atuar como recepcionista, guia turístico ou assistente em eventos,
oferecendo uma experiência moderna e tecnológica aos usuários e também em tarefas repetitivas, otimizando os processos em fábricas e ambientes corporativos.
“A Gohobby tem esse olhar para novas tecnologias e em tornar o futuro mais próximo das pessoas. O humanoide desenvolvido pela Unitree é o que existe de mais tecnológico no segmento hoje, trazendo novas possibilidades para as interações entre humanos e robôs e tornando os processos mais eficientes e seguros”, conta Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.
A primeira compradora do modelo no Brasil é a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde o humanoide ficará à disposição do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, no apoio a projetos acadêmicos que possibilitam desenvolver novos programas para o robô.
Cão-robô
Além do humanoide, outro equipamento importado pela Gohobby é o cão-robô da Unitree, que combina a velocidade e a mobilidade dos cães com a inteligência de um sistema de automação de ponta. Projetado para ambientes externos e internos, o robô é perfeito para tarefas que exigem deslocamento rápido e navegação em terrenos difíceis, como inspeções em locais de difícil acesso, apoio em operações de resgate e patrulhas de segurança, dependendo de seu modelo.
Equipado com câmeras e sensores, o cão-robô pode realizar inspeções em ambientesde risco, como plataformas de petróleo, minas ou áreas afetadas por desastres naturais. Em situações de risco, como incêndios, desabamentos ou áreas de alta radiação, o robô pode entrar onde os seres humanos não conseguem, reduzindo o risco de vida e ampliando a segurança. O equipamento pode ser controlado
remotamente ou operar de forma autônoma, realizando tarefas como patrulhamento e monitoramento de segurança em grandes áreas, como fábricas, shoppings ou eventos ao ar livre.