O grupo Gap anunciou que irá reabrir 800 lojas nos Estados Unidos até o final do mês. A empresa também controla as marcas Old Navy, Banana Republic e Athleta. A diretora executiva da Gap, Sonia Syngal, anunciou na terça-feira (5), em coletiva de imprensa: “Nosso objetivo é sermos responsavelmente agressivos”. A explicação para a afirmativa é que todos os varejistas terão sua estratégia de reabertura onde for legalmente permitido “o mais rápido possível”.
A iniciativa segue a estratégia de redes como Bloomingdales e Bluemercury, mas com uma diferença fundamental. A maior parte do faturamento da Gap vem de lojas de rua. E, apesar de forte no e-commerce, o presencial é fundamental para o grupo, que possui 2,8 mil unidades nos EUA, Canadá e México.
É uma corrida pela sobrevivência. A empresa suspendeu o pagamento de aluguel de suas lojas de varejo em abril – US$ 115 milhões – e renegocia termos de arrendamento. Syngal afirmou que a pandemia “continua a impactar negativamente nossas operações e liquidez”.