Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

FriGol alcança lucro líquido de R$ 54,5 mi em 2023

O quarto trimestre foi o melhor do ano, com resultado de R$ 21,1 milhões, ante prejuízo de R$ 22,5 milhões no mesmo período de 2022

A processadora de carne bovina FriGol reportou ao mercado nesta segunda-feira (4) um uma receita líquida de R$ 3,1 bilhões em 2023, queda de 14% em relação a 2022, e lucro líquido de R$ 54,5 milhões, baixa de 59% na mesma comparação. O ebitda foi de R$ 146,7 milhões, 41% menor, com margem de 4,8%.

“Foi o segundo melhor resultado financeiro da história da FriGol. O comparativo anual precisa ser analisado sob a óptica de que 2022 foi positivamente atípico para o setor, enquanto 2023 foi um ano marcado pela suspensão da exportação para a China, além de uma guerra no Oriente Médio”, pontua Eduardo Miron, CEO da FriGol.

Em 2023, a empresa investiu para aumentar a capacidade produtiva das três plantas localizadas em Lençóis Paulista (São Paulo), Água Azul do Norte e São Félix do Xingu (ambas no Pará). Isso resultou no abate de 573 mil bovinos no ano, alta de 21% na comparação com 2022. É o segundo ano consecutivo que a empresa aumenta a produção acima de 20%.

“O aumento da produção foi essencial para alcançarmos margens positivas tanto no mercado interno quanto externo, já que ganhamos mais eficiência e conseguimos importante diluição nos custos fixos”, avalia Miron.

Os preços de venda para a China, principal mercado da FriGol, mantiveram-se durante todo o ano abaixo dos praticados em 2022. Houve no primeiro trimestre o impacto adicional de quase um mês do autoembargo nas exportações para o país, após caso atípico de vaca louca. Já o segundo maior mercado da companhia, Israel, terminou o ano em guerra, influenciando também negativamente as exportações.

A companhia ampliou o portfólio de mais de 60 países para os quais exporta, conquistando em 2023 novas habilitações e realizando os primeiros embarques para Indonésia e Singapura. O bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é visto com grande potencial para a companhia.

Já o mercado nacional se mostrou mais atrativo em alguns momentos de 2023 e a FriGol encerrou o ano com o mercado doméstico representando 50% das vendas, ante 47% do ano anterior. O equilíbrio entre mercado interno e externo é considerado um diferencial estratégico pela empresa. O foco tem sido ampliar vendas de produtos de maior valor agregado, como a linha FriGol Chef e na plataforma de produtos e serviços “Açougue Completo”, que encerrou o ano com 52 lojas em supermercados parceiros.

4° trimestre

No quarto trimestre, a FriGol registrou receita líquida de R$ 855 milhões, alta de 16% em relação ao mesmo período de 2022, e lucro líquido de R$ 21 milhões, ante prejuízo de R$ 22,5 milhões no mesmo período de 2022. O ebitda foi de R$ 72 milhões, 10 vezes maior, com margem de 8,4%.

A forte demanda do mercado interno, influenciado pelas festas de fim de ano no Brasil e as compras realizadas na China para o Ano Novo Chinês, comemorado no início de fevereiro de 2024, contribuíram para o resultado.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.