“Redefinição” ocorre em meio a vendas mais fracas.
A varejista de roupas esportivas e calçados dos Estados Unidos, Foot Locker, planeja fechar 400 lojas até 2026, enquanto se esforça para se tornar mais relevante para os compradores mais jovens, relançando suas marcas de varejo, introduzindo novos conceitos de loja “experimentais” e simplificando suas operações fechando lojas de shopping com baixo desempenho.
As lojas marcadas para fechar na América do Norte respondem por quase 10% das vendas totais da Foot Locker, disse Anthony Aversa, vice-presidente sênior de desenvolvimento de lojas da Foot Locker.
Sob seu guarda-chuva corporativo, a Foot Locker opera mais de 3 mil lojas Foot Locker, Kids Footlocker, Champs Sports, WSS e atmos globalmente.
Incluídas no corte de lojas estão 125 lojas Champs Sports de baixo desempenho, que serão fechadas este ano.
A “redefinição”, como os executivos da empresa descrevem aos analistas, ocorre em meio a vendas mais fracas. A Foot Locker informou que as vendas do quarto trimestre caíram 0,3% em relação ao ano anterior. O varejista também prevê que as vendas totais cairão de 3,5% a 5,5% em 2023.
A Foot Locker observou que, entre seu portfólio de marcas, as vendas de produtos que não são da marca Nike cresceram um dígito, enquanto o mix da Nike caiu — embora “apenas ligeiramente”.
Mas a Nike é a maior marca parceira da Foot Locker e continuará sendo, disseram os executivos. A empresa está procurando revitalizar sua parceria com a Nike com um conceito de produto celebrando o aniversário de 50 anos da Foot Locker em 2024.
“A Nike continuará a liderar nosso portfólio de marcas e será de 55% a 60% de nosso mix”, disse Chris Santaella, diretor de merchandising da Foot Locker.
Lace Up
O novo conceito de loja e estratégia de vendas – chamado de “Lace Up” – focará em segmentos específicos de compradores de tênis.
Eles incluem o especialista em tênis ou compradores obcecados por tênis que se representam por meio de seus sapatos; o expressionista da moda que quer parecer e se sentir legal e confia em seus tênis para transmitir essa sensação; o atleta em busca de tênis de alta performance; compradores que priorizam qualidade e conforto; e, finalmente, os caçadores de negócios.
“Esses posicionamentos conduzirão tudo o que fizermos, incluindo a seleção de imóveis, merchandising de produtos, omni marketing e, é claro, um ótimo atendimento ao cliente”, disse Bracken.