Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Exame: 15 franquias a partir de R$ 40 mil para empreender com alimentação

Conheça algumas opções de franquias baratas que atuam no setor de alimentação

No dinâmico mercado das franquias, uma estratégia está se destacando como uma oportunidade lucrativa e simplificada para empreendedores: as franquias monoproduto. Ao se concentrarem em oferecer especialização em um único item, essas franquias estão conquistando um espaço valioso no mercado — e passam a competir com grandes nomes do setor de food-service.

Esta abordagem permite que as marcas aprimorem sua qualidade, mas também oferece uma imersão para os clientes, fortalecendo laços e cultivando fidelidade, fatores essenciais para o sucesso no mundo do franchising.

Investir em franquias monoproduto não apenas oferece vantagens econômicas, mas também simplifica operações, tornando a gestão diária mais eficiente e proporcionando uma experiência de marca mais marcante.

Confira, a seguir, algumas opções de franquias com um produto para empreender em 2024:

Crepe do Rão

Com 15 unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro, o Crepe do Rão é uma rede de microfranquias especializada em crepes que faz parte do Grupo Rão – holding que conta com 23 marcas no seu portfólio. No sistema de franchising desde 2023, a microfranquia do Crepe do Rão requer apenas 10m² e 2 funcionários para operar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 40.000
  • Lucro médio mensal: 10%
  • Previsão de retorno: 24 meses

Ice Cream Roll

Fundada em Indaiatuba, interior de São Paulo, em 2017, a Ice Cream Roll é a maior franqueadora de sorvete na chapa do mundo. Atualmente, conta com 66 unidades distribuídas em 18 estados do Brasil + DF, tendo um cardápio com mais de 1,4 mil combinações possíveis de sabores; a Ice Cream Roll também investe muito em produtos sazonais, tendo trazido, recentemente, o Gelato e o Gelato no Palito, que podem ser personalizados na hora, ao gosto do cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 87.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 75.000
  • Prazo de retorno: 12 meses

Borda & Lenha

Fundada em 2016, é a primeira rede fast-pizza do Brasil e, no cardápio, oferece pizzas feitas com massa artesanal, que chega nas lojas pré-assada, pronta para a montagem, dessa forma, além de assegurar a qualidade e manter a padronização, a marca assegura que as pizzas sejam assadas em até 3 minutos. Para personalizar a experiência do cliente, com qualidade, sabor e preço acessível, a marca permite que o cliente monte o sabor da pizza a partir de mais de 25 opções de toppings. No franchising desde 2019, a rede conta com 50 unidades em todo o território nacional e para 2024, prevê dobrar de tamanho, faturando cerca de R$ 30 milhões.

  • Investimento inicial: R$ 105 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e instalação)
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
  • Prazo de retorno: até 18 meses

Açaí do Rão

Considerada a mais recente rede de franquia do Grupo Rão, holding que conta com 23 marcas no seu portfólio, o Açaí do Rão é uma marca especializada no fruto amazônico. No sistema de franchising desde 2023, a franquia do Açaí do Rão requer apenas 15² e 3 funcionários para operar.

  • Investimento inicial: R$ 160.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 70.000
  • Lucro médio mensal: 15%
  • Prazo de retorno: 18 meses

American Cookies

Especializada em cookies artesanais, a American Cookies é uma marca brasiliense que conta com 57 unidades espalhadas por 11 estados brasileiros, distribuindo para os mesmos por logística rodoviária terceirizada e própria. Os Cookies de excepcional qualidade são o carro chefe da marca, que tem como característica marcante a simplicidade operacional no varejo e a forte identidade visual.

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 175.000 no quiosque
  • Faturamento médio mensal: de R$ 50.000 a R$ 120.000
  • Lucro Previsto: 12 a 20% em todos os formatos
  • Previsão de Retorno: de 18 a 24 meses também para todos os formatos

Eggies

Fundada em 2021, o Eggies é uma franquia de alimentação saudável que leva o ovo como ingrediente principal. Com lanches frescos e preparados na hora, a marca oferece uma opção rápida e saudável para clientes ocupados. Seu cardápio enxuto conta com pratos onde o ovo é protagonista, combinando praticidade, nutrição e sabor. Os franqueados da marca atuam com o gerenciamento da unidade, que conta com todo o suporte da franqueadora.

  • Investimento: a partir de R$ 175.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 80.000
  • Tempo médio de retorno: 18 a 24 meses

Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais

Fundada em 2007 por Vanessa Vilela, em Três Pontas, sul de Minas Gerais, a Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais é uma rede de franquias que oferece dois modelos de negócios em um, unindo em um mesmo espaço uma cafeteria com foco em cafés especiais e uma loja de cosméticos inovadores à base de café. A rede é pioneira na fabricação de cosméticos à base de café, hoje possui no portfólio aproximadamente 200 itens, e um dos principais diferenciais é o espaço único que proporciona uma verdadeira imersão no universo do café, o grão mais amado do Brasil. Hoje conta com 22 operações no Brasil e pretende fechar o ano com 100 unidades.

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 177.900 mil (incluso taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: valor estimado em R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: em média 24 meses

Milky Moo

A rede de milkshakes que mais cresce no Brasil, nasceu em Goiás e hoje já conta com mais de 350 lojas em operação espalhadas pelo país. Com um modelo de negócio enxuto e de fácil operação e logística, a Milky Moo aposta em três formatos de franquias: quiosques, lojas de rua e loja de shopping.

  • Investimento inicial: R$ 190.000 no quiosque
  • Faturamento médio mensal: R$ 70.000
  • Lucro previsto: 15 a 20%
  • Previsão de retorno: 18 a 24 meses

Najah Rão

A marca de comida árabe Najah Rão conta com 14 unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro. No sistema de franchising desde 2019, a rede especializada em esfihas aposta em uma franquia enxuta e com logística simplificada.

  • Investimento inicial: R$ 220.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 150.000
  • Lucro previsto: 12% a 14%
  • Previsão de retorno: Até 2 anos

Conglomerado Burger

Franquia multimarcas do Grupo Rão, o Conglomerado Burguer oferece a operação de quatro marcas de hambúrguer (Chicken Rão, Rão Burguer, Bob Beef e Ogro Steaks) em uma única operação. Com 18 lojas espalhadas pelo eixo Rio x São Paulo, a franquia de hambúrguer do Grupo Rão requer o investimento inicial de R$ 220 mil para um modelo híbrido que oferece um faturamento médio mensal de R$ 160 mil e previsão de retorno em até 24 meses.

  • Investimento inicial: R$ 220.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 160.000
  • Lucro previsto: 12% a 15%
  • Previsão de retorno: Até 24 meses

House Forneria

Com um conceito híbrido que oferece a agilidade do serviço de entregas de uma dark kitchen com ingredientes premium de uma pizzaria gourmet, a House Forneria deu início ao sistema de franchising em 2023. Com duas lojas próprias no Rio de Janeiro e uma franquia, a franquia especializada em pizzas requer o investimento inicial de R$ 230 mil em um espaço de 50m² que oferece um faturamento médio mensal de R$ 120 mil. A previsão de retorno é de 18 a 24 meses.

  • Investimento inicial: R$ 230.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 120.000
  • Lucro previsto: não informado
  • Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses

Pizza do Rão

Famosa por oferecer pizzas quadradas, a Pizza do Rão é uma das redes mais consolidadas do Grupo Rão, holding que conta com 23 marcas no seu portfólio. Com 35 lojas espalhadas por cinco estados brasileiros, inclusive em Portugal, a Pizza do Rão oferece uma operação enxuta com foco nas pizzas, que requer um investimento inicial de R$ 250 mil, com faturamento médio mensal de R$ 210 mil e previsão de retorno de até 24 meses.

  • Investimento inicial: R$ 250.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 210.000
  • Lucro previsto: 10% a 14%
  • Previsão de retorno: Até 24 meses

Bubble Mix

De inspiração oriental, a Bubble Mix é a maior rede brasileira de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. Criada em 2014 no Paraná pelos sócios Rodrigo Balotin, Alex Lin e Rogério Arcanjo, a marca entrou no franchising em 2016 e hoje possui mais de 80 unidades em 17 estados. Entre os produtos, estão os tradicionais chás, além de opções com frutas, café e até bubble tea com yakult, chegando a mil combinações de sabores.

  • Investimento inicial: R$ 190.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 43.000
  • Prazo de retorno: 20 a 24 meses

Casa de Bolos

Maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, a rede oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas, para todos os tipos de paladar nas mais de 500 unidades pelo país.

  • Investimento Inicial: R$ 143 mil (incluso taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 57 mil
  • Prazo estimado de retorno: 24 meses

Croasonho

A rede Croasonho, a única do país especializada em croissants recheados, possui mais de 70 lojas, em nove estados mais o Distrito Federal. O grande diferencial gastronômico da marca são os Croasonhos artesanais, produzidos com massa crocante por fora e macia por dentro e mais de 30 recheios, entre doces e salgados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 24 meses

__________________________________________________

Por Isabela Rovaroto

Publicado originalmente em: https://encurtador.com.br/bfwY4

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.