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Exame: o segredo do Steve Jobs para criar times brilhantes

Confira o conselho que o fundador da Apple deixou para as lideranças cultivarem equipes de alta performance

O todo é maior que a soma das partes. A frase do filósofo Aristóteles é um pedaço de sabedoria sobre o trabalho dentro das empresas até hoje: uma equipe brilhante faz mais entregas do que um profissional talentoso solitário. 

E ainda: uma cultura de sucesso é superior a um time isolado com boas entregas. Para o negócio como um todo ser bem-sucedido, é necessário ter um ambiente que permita um trabalho fora do padrão. 

Não tão antiga quando a sabedoria de Aristóteles, mas essa foi a lição que Steve Jobs, inventor e co-fundador da Apple, revelou em 1998 durante uma entrevista para o livro “In the Company of Giants”. 

Segundo Jobs, após contratar profissionais de alta performance, o papel de um bom líder é garantir que  os times tenham todos os recursos para atingir suas metas. 

E ele destaca que uma coisa é peça secreta para garantir isso: “criar um ambiente que faça as pessoas sentirem que estão envoltas de pessoas igualmente talentosas e que seu trabalho é maior que elas”. 

Anos depois, o time de pesquisadores do Google foi buscar nos dados a fórmula para esses sentimentos que Jobs descreveu.

No estudo, foram analisados 180 times de engenharia e de vendas, com uma mistura de indicadores de alta e de baixa performance. Com os resultados da pesquisa, que levou o nome de projeto Aristóteles, a empresa de tecnologia desenvolve suas lideranças para garantir que o ambiente seja ideal.

Alguns dos comportamentos que os líderes aprendem são:

  • Empoderar a equipe e não ser controlador
  • Criar um ambiente de equipes inclusivo, mostrando preocupação com o sucesso e bem-estar
  • Ser produtivo e orientado para resultados
  • Ser um bom comunicador – ouvir e compartilhar informações
  • Apoiar o desenvolvimento de carreira e debater a performance
Confira os fatores para criar times de alta perfomance 
  1. Segurança psicológica: os membros do time se sentem seguros para assumir riscos e ser vulneráveis na frente dos outros; 
  2. Confiabilidade: os membros do time entregam trabalho de qualidade dentro dos prazos; 
  3. Estrutura e clareza: os times têm responsabilidades, planos e metas claros; 
  4. Significado: para o time ser efetivo, cada membro precisa ver propósito no seu trabalho ou no resultado; 
  5. Impacto: todos na equipe acreditam que seu trabalho importa e tem efeito nas metas da empresa. 
Líderes do Agora

Pela primeira vez, a EXAME Academy, plataforma de educação da EXAME, se juntou com a FRST Falconi (fala-se First), aceleradora de pessoas e learning tech (empresa de educação & tecnologia) criada por uma das maiores empresas de consultoria de gestão do Brasil. A parceria deu origem ao Programa Líderes do Agora. 

Os participantes terão acesso a conteúdos relacionados a Liderança, Mindset de Inovação e Gestão para Resultados. E poderão desenvolver as cinco competências essenciais para a liderança atual: 

  • pensamento sistêmico; 
  • protagonismo; 
  • gestão de resultados; 
  • mindset de inovação; 
  • cultura e hábitos de aprendizagem. 

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 Luísa Granato

Publicado originalmente em: https: cutt.ly/1QzMAOl

  

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