As 16 aeronaves aprovadas no financiamento serão entregues ao longo de 2025, com início das exportações previstas para o ano de 2026
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta segunda-feira (27), a aprovação de um financiamento de R$ 2,1 bilhões à Embraer. O montante será destinado à exportação de 16 aeronaves modelo E-175 para a companhia aérea norte-americana Republic Airways.
A Republic Airways, que já opera exclusivamente com aeronaves da fabricante brasileira, possui uma frota de mais de 200 aviões Embraer, incluindo os modelos E-170 e E-175. A empresa realiza cerca de 900 voos diários em mais de 80 cidades dos Estados Unidos e Canadá.
As aeronaves aprovadas no financiamento serão entregues ao longo de 2025, com início das exportações previstas para o ano de 2026. O modelo de financiamento do BNDES prevê que a Republic Airways pague as parcelas do empréstimo em dólares, gerando divisas para o Brasil.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a Embraer é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil e emprega mais de 87% de sua força de trabalho no território nacional, o que reforça a importância estratégica do apoio financeiro ao setor.
Por sua vez, o presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que o financiamento do BNDES fortalece a posição da fabricante no cenário global, diversificando suas alternativas de financiamento e permitindo à Embraer competir de maneira mais equitativa com outros concorrentes no mercado internacional.
Desde 1997, o BNDES já concedeu cerca de 26 bilhões de dólares em empréstimos à Embraer, apoiando a exportação de mais de 1.300 aeronaves fabricadas no Brasil.
O que MR publicou: