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Como pesquisas de preço em tempo real reposicionam marcas

Price deixou de atender só o varejo e ajuda a dar competitividade à indústrias, abrindo um nicho para startups

O levantamento de preço de determinado produto ajuda empresas a determinar os limites para cima e para baixo a serem praticados, determinando os passos básico de qualquer estratégia de negócios. A concorrência é o que rege cenários no varejo, porém a concorrência obrigada também a indústria a desenhar alternativas.

Foi para isso que a Price Survey foi criada. Por meio de uma plataforma compartilhada de informações, a startup mapeia em tempo real preços do varejo, utilizando a produtividade de seus pesquisadores (pricers) como critério de remuneração. O princípio é interativo. Os escolhidos recebem uma notificação em seus smartphones com a meta de cada coleta de dados, bem como o local e o respectivo valor da remuneração. Então, quando um participante se depara com o produto em algum estabelecimento, é só acionar no aplicativo da empresa com as seguintes informações: imagem da etiqueta de preço, código de barras, posicionamento na gôndola, rótulo e se há alguma promoção vigente. De forma quase imediata, os dados são validados e enviados ao cliente. Esse método garantiu 21,2 milhões itens pesquisados em 2022.

A plataforma Price Survey foi criada em 2016 e recebeu R$ 10 milhões em investimentos. Na carteira de clientes estão Grupo Pão de Açúcar, Eternit, Leroy Merlin e Saint-Gobain, contratante mais recente para identificar chances de expansão de vendas e melhor precificação. A empresa conta com mais de 250 mil pesquisadores cadastrados no país, sendo 34 mil ativos. Em 2022 foram distribuídos mais de R$ 750 mil em remunerações.

“A pesquisa de preço sempre existiu. É boa para o varejista e, muitas das vezes, a indústria financia esse tipo de serviço. Monitorar os preços em tempo real e de forma ampla é nosso diferencial. Aplicamos tecnologia na entrega da informação. Os pesquisadores são recompensados pelo trabalho minucioso. Isso influencia, na prática, novas campanhas e até no posicionamento das marcas”, afirmou o fundador e CEO da Price Survey, Maycon Andrade (à esquerda, na imagem).

Apelidado de Uber das pesquisas, por não se valer de pessoal contratado, mas sob demanda dirigida, além de manter resultados positivos ano a ano, a empresa projeta crescimento de 127% em 2023. Com sede em Belo Horizonte, a startup também está presente em Santiago (Chile) e deve começar a operar em Lima (Peru) e Buenos Aires (Argentina).

O principal benefício do aplicativo são os infográficos e relatórios gerados em tempo real, o que é fundamental contra os concorrentes. “Com o app é possível se diferenciar e, assim, garantir um lugar de destaque nas vitrines, prateleiras, gôndolas e, claro, entre os consumidores”, complementou Andrade.

Publicado originalmente em 5 de julho de 2023

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