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ClickBus vai oferecer empréstimo para empresas

Total de recursos para a oferta de crédito às companhias rodoviárias é de R$ 115 milhões

A plataforma de venda de passagens rodoviárias ClickBus vai começar a intermediar a oferta de crédito para empresas de ônibus, como parte de um plano para ampliar e diversificar receitas. Ainda no primeiro trimestre, a companhia começa um piloto com algumas das 200 viações que vendem bilhetes em seu marketplace, criado em 2013, e que no ano passado teve vendas totais de R$ 1,4 bilhão, 70% a mais do que no ano anterior.

De início, os recursos virão de parcerias com instituições financeiras, como no primeiro contrato, com a fintech Mova, que em 2019 recebeu aval do Banco Central (BC) para ser uma sociedade de empréstimo entre pessoas. O montante total de recursos para os empréstimos é de R$ 115 milhões.

Segundo o diretor financeiro da ClickBus, Felipe Vanzelli, os recursos devem ser canalizados para capital de giro e para investimentos das empresas rodoviárias, que estão experimentando a volta do ritmo pré-pandemia, motivado em parte pela migração de passageiros de viagens aéreas, que ficaram mais caras. “Este é um primeiro movimento de desenvolver novos produtos financeiros voltados a crédito, antecipação, empréstimo e financiamento”, afirmou.

Segundo dados da associação de concessionárias de veículos, Fenabrave, as vendas de ônibus novos no Brasil neste ano devem crescer 5%, para 22,9 mil veículos, guiadas pela procura por viagens rodoviárias, diante da forte alta nos preços das passagens aéreas.

Vanzelli pontuou que a intermediação, ao mesmo tempo que oferecerá uma receita extra para a companhia, também poderá agilizar e baratear empréstimos para as empresas de ônibus. “Há a expectativa de migrar para capital próprio após consolidação do produto com as viações”, acrescentou o executivo, explicando que os recursos virão de excedente de caixa da ClickBus.

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