PATROCINADORES

BYD inaugura fábrica em Camaçari (BA)

Da redação
1 de julho de 2025
Nova planta da montadora chinesa deve ser a maior fora da Ásia

A BYD inaugurou oficialmente nesta terça-feira (1º) sua fábrica de carros híbridos e elétricos em Camaçari, na Bahia. A planta, instalada no antigo complexo da Ford, será a maior da montadora fora da Ásia dedicada à produção de veículos de passeio. A expectativa é que, na primeira fase, a capacidade chegue a 150 mil unidades por ano, com potencial de dobrar esse número na fase seguinte. Ao todo, o projeto poderá gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.

Inicialmente, a operação funcionará no regime SKD (semidesmontado), no qual os veículos chegam parcialmente montados da China e passam pela finalização em solo brasileiro. Para o Grupo Carmais, responsável pelas concessionárias BYD no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, a inauguração da fábrica reforça a consolidação da marca no país. “A chegada da fábrica da BYD ao Brasil representa um passo histórico e evidencia o compromisso da montadora em operar de forma estratégica e a longo prazo em todo o território nacional. Isso solidifica a presença da marca como uma das maiores em atuação no setor automotivo brasileiro”, destaca Rodrigo Ventura, diretor-executivo do grupo.

Com forte presença no Nordeste, o Grupo Carmais é um dos principais parceiros da BYD no Brasil, e acompanha de perto cada avanço da marca no país. “Estamos orgulhosos de fazer parte deste momento decisivo para a mobilidade elétrica no Brasil. A parceria entre BYD e Carmais é sólida e está baseada em inovação, confiança e no compromisso de entregar ao consumidor uma experiência de excelência”, afirma Leonardo Dall’Olio, diretor comercial do Grupo Carmais.

Além da fábrica de automóveis, o complexo industrial da BYD em Camaçari contará com outras duas unidades voltadas à produção de chassis de ônibus elétricos e ao processamento de lítio e ferro-fosfato, matérias-primas essenciais para baterias. O movimento deve contribuir para maior competitividade da marca no país, com redução de custos, agilidade na resposta ao mercado e fortalecimento da cadeia produtiva de eletrificação automotiva no Brasil.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve