Entre os produtos analisados em estudo, o Apple Watch Series 9 apresentou a maior disparidade, com preços oscilando entre R$ 2.640,00 e R$ 6.463,00
A proximidade da Black Friday, marcada para 29 de novembro, traz à tona a importância da pesquisa de preços. Um levantamento realizado pela Ponto Map revelou uma variação de até 144,8% no preço de um único produto em seis grandes marketplaces, destacando a necessidade de atenção por parte dos consumidores.
Entre os produtos analisados no estudo, o Apple Watch Series 9 apresentou a maior disparidade, com preços oscilando entre R$ 2.640,00 e R$ 6.463,00 no período de 3 de setembro a 18 de novembro. Outros itens também registraram grandes variações, como o whisky Chivas Regal 18 anos (143%) e o sabão em pó OMO 2.4kg (123,3%).
Segundo o economista Heron do Carmo, professor da FEA-USP e supervisor técnico do estudo, a dispersão de preços em um ambiente online é surpreendente, considerando a facilidade de comparar valores na internet. “Com a redução da inflação, era esperado observar uma menor variação de preços. Isso reforça a importância de pesquisar antes de comprar, mesmo em marketplaces”, afirmou.
Consumidor atento
Dados do “Panorama do Consumo – Black Friday 2024”, da Sales Excellence Insights Globo, mostram que 81% dos consumidores já pesquisam preços antes de realizar compras na Black Friday, seja online ou em lojas físicas. A vendedora Carolina Celina é um exemplo. Para acompanhar as oscilações, ela usa uma planilha que monitora os preços dos produtos desejados ao longo do ano. “Assim, tenho certeza de que o desconto vale a pena e sei em qual site está mais barato”, disse.
O levantamento da Ponto Map avaliou 15 itens de alta demanda na Black Friday, considerando os preços oferecidos diretamente pelos marketplaces Amazon, Americanas, Casas Bahia, Magalu, Mercado Livre e Shopee. Os valores analisados excluíram vendedores parceiros e formas de pagamento diferenciadas.
Impactos econômicos
Além de orientar os consumidores, os descontos da Black Friday podem impactar a economia. Heron do Carmo acredita que a extensão das promoções para bens duráveis pode até gerar uma leve redução na inflação de novembro, mas alerta: “Se houver queda em novembro, é provável que vejamos alta em dezembro”.
Apesar das taxas de juros elevadas, o menor índice de desemprego da série histórica do IBGE (6,4% no terceiro trimestre) e o aumento da massa de renda trazem otimismo para o comércio. A Confederação Nacional da Indústria (CNC) prevê um faturamento de R$ 5,22 bilhões na Black Friday 2024, 0,4% acima do registrado no ano passado, já descontada a inflação.
A sócia e CEO da Ponto Map, Giovanna Masullo, alerta para os riscos de fidelidade a um único marketplace: “O consumidor deve pesquisar e chegar com parâmetros claros, evitando compras impulsivas que podem sair mais caras”.
Variações de preço – principais produtos analisados
Confira as maiores oscilações de preço no período:
- Apple Watch Series 9 GPS 41mm: 144,8% (R$ 2.640,00 – R$ 6.463,00)
- Whisky Chivas Regal 18 anos: 143% (R$ 299,00 – R$ 726,00)
- Sabão em pó OMO 2.4kg: 123,3% (R$ 29,00 – R$ 64,00)
- Perfume La Vie Est Belle 50ml: 117,3% (R$ 394,00 – R$ 856,00)
- PlayStation 5 Slim + dois jogos: 115,3% (R$ 2.672,00 – R$ 5.753,00)
- Airfryer Philips Walita Grill Edition: 77% (R$ 288,00 – R$ 510,00)
- iPhone 15 Plus (128 GB): 62,5% (R$ 4.799,00 – R$ 7.799,00).
Uma resposta
A real é que, diferente das super liquidações dos grandes magazines, especialmente norte americanos, aqui, no Brasil, lamentavelmente é “cheio de pegadinhas”. Como diz um amigo meu: “TUDO PELA METADE DO DOBRO”. O brasileiro tem MUUUUUITO a aprender “como tratar o cliente/consumidor”. Na verdade, houve um tempo em que a coisa havia melhorado bastante, com SACs, Procon, etc, funcionando muito bem. Hoje em dia vc não consegue mais falar com ninguém e o sentimento do consumidor (especialmente os de meia idade ou da maturidade) é de estar sendo mal atendido, e desestimulado a consumir.