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BBM alcança R$ 2 bilhões em receita de vendas

Companhia encerrou 2002 com melhor resultado de sua história

A BBM Logística encerrou 2022 com R$ 2 bilhões em receita operacional bruta. Em 2021, o volume foi de R$ 1,59 bilhão. A companhia reportou R$ 455,3 milhões em receita líquida operacional no quarto trimestre do ano passado. No acumulado de 2022, a receita líquida foi de R$ 1,63 bilhão, 20,3% superior a 2021. O ebitda da empresa foi o maior da história: R$ 50 milhões entre outubro e dezembro – chegando a R$ 144,9 milhões em 2022.

Os resultados divulgados nesta semana mostram a capacidade operacional e a resiliência da companhia em um cenário desafiador para todo o setor de transporte e logística, como foi 2022. “No âmbito global, o mercado foi impactado pela escalada de preços nas cadeias de suprimentos e o conflito na Ucrânia; e em nível nacional, com a instabilidade econômica, os efeitos das fortes chuvas e dos bloqueios de rodovias. Ainda assim, a BBM obteve o melhor resultado operacional da sua história”, destacou o CEO da empresa, André Prado. Segundo o executivo, a performance positiva tem como respaldo o resultado da manutenção da carteira de clientes, o processo bem-sucedido de repasse dos custos, o foco na racionalização de despesas e o aumento da alavancagem operacional.

A BBM destacou o crescimento de 49% das receitas nas operações florestais no quarto trimestre em função, principalmente, da mobilização e ramp up de um novo contrato. Nas operações dedicadas, a receita líquida avançou 39,4% em relação ao mesmo período de 2021 e totalizou R$ 163,9 milhões. Outra operação com crescimento acelerado foi a de e-commerce, que avançou 33% no ano. No segmento de Transporte, o nível de serviço prestado atingiu patamar recorde no último trimestre, com uma retenção de carteira acima de 98%.

O pipeline comercial se manteve bastante aquecido, com a conquista de 990 novos contratos e acordos comerciais no ano, totalizando novas receitas de R$ 350 milhões. No último trimestre, foram fechados 280 novos contratos ou acordos comerciais, que representaram cerca de R$ 105 milhões de novas receitas. O backlog de negócios em implantação ou em ramp up totalizava, em 31 de dezembro, aproximadamente R$ 500 milhões. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida/ebitda, vem em processo de redução, passando de 4,58x no segundo trimestre, para 2,72x no quarto trimestre. Segundo a BBM, os resultados são fruto de um melhor desempenho operacional, associado a uma boa gestão de caixa e esforços para diminuir a necessidade de capital de giro, permitindo ganhos de eficiência e margens.

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