Document
PATROCINADORES

Banco Pan recebe nota elevada da Moody’s para investimentos

A agência de classificação de risco Moody’s Local BR atribuiu ao Banco PAN o rating de emissor de AAA.br e os ratings de depósito de longo prazo de AAA.br e curto prazo de ML A-1.br, ou seja, a perspectiva é estável. A classificação reflete a qualidade de crédito de seu acionista controlador, o BTG Pactual. Em setembro de 2021 a carteira de crédito do PAN alcançou R$ 33,3 bilhões, um crescimento de 31% nos últimos doze meses. Nos últimos anos, a instituição tem buscado diversificar seus produtos de crédito, aumentou o cross selling e expandiu a plataforma de serviços bancários, além do crescimento em outras linhas, como cartão de crédito, empréstimo pessoal e seguros.

A Moody’s observou que o banco mantém padrões conservadores (adotados desde 2011) e uma maior participação de produtos de menor risco, como empréstimos consignados, que mitigam parcialmente o risco dos ativos. O índice de inadimplência acima de 90 dias reportado pelo banco foi de 5,8% em setembro de 2021, uma redução em relação a 6,7% em setembro de 2020. Também tem apresentado rentabilidade adequada, acima da média de mercado. Em setembro de 2021, o retorno sobre ativos tangíveis do banco foi de 1,77 %, ante 1,68% no mesmo período de 2020.

Ainda apresentou melhoras contínuas em sua capitalização por conta, principalmente, do consumo de créditos tributários e da geração consistente de resultados. Em setembro de 2021, o capital regulatório nível 1 do banco foi de 15,3%, ante 16,5% do mesmo período de 2020.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.