Document
PATROCINADORES

ArcelorMittal Tubarão inaugura a maior dessalinizadora do país

A siderúrgica ArcelorMittal Tubarão, com sede em Serra (ES), inaugurou na terça-feira (14) a maior dessalinizadora industrial do país. A unidade tem capacidade de processamento de 500 metros cúbicos por hora, o que é uma contribuição importante para a segurança hídrica da população da Grande Vitória. O volume extraído seria o suficiente para abastecer 80 mil pessoas, bem mais que a capacidade do rio Santa Maria da Vitória, principal curso d’água da região.

De toda a água utilizada pela ArcelorMittal Tubarão, 96% é proveniente do oceano, utilizada diretamente em aplicações que não requerem dessalinização, principalmente no resfriamento de equipamentos de produção de aço e na energia gerada pela cogeração de calor das fornalhas. No entanto, outros processos industriais exigem água doce — e a nova fábrica está fornecendo o necessário para a essas necessidades.

“A diferença de salinidade da água produzida por esse processo será menor do que as variações registradas na natureza entre as quatro estações do ano”, explicou João Bosco Reis, gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais. Segundo ele, a devolução da água para o mar ocorre sem impacto significativo ao meio ambiente.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.