PATROCINADORES

Anac autoriza primeiro serviço de entregas com drones

A Speedbird Aero é a primeira empresa brasileira a receber da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para realizar entrega de produtos com drones. É uma licença provisória, concedida por meio de Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), o que possibilita que sejam feitos serviços de delivery com os aparelhos remotos de voo. Essa permissão é válida até agosto de 2021. Assim, estão viabilizados testes “além da linha de visada visual”, que é quando o operador não mantém o drone ao alcance dos olhos para operá-lo. O processo do CAVE foi conduzido pela AL Drones, empresa especializada em projetos e certificação de drones.

O equipamento autorizado pela Anac é o modelo DLV-1, que pesa cerca de nove quilos e pode transportar produtos de até dois quilos, a uma velocidade de 32 km/h. A permissão é somente para voos durante o dia e a uma distância máxima de 2,5 quilômetros do ponto de decolagem. Nesses voos experimentais, o operador terá de seguir as regras do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial da Anac e as normas de tráfego aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Todo o processo de certificação durou pouco mais de um ano. Em maio de 2019, a empresa apresentou à Anac o equipamento e o modelo de operação que pretendia executar. O primeiro teste prático acompanhado pela Anac ocorreu em janeiro. Após alguns pedidos de ajustes, o equipamento foi reavaliado em julho.

O superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato, destacou o potencial comercial do mercado de entrega por drones. “Dentre as atividades que a sociedade espera para os drones explorarem, o delivery é uma das mais promissoras. Obter o CAVE é uma etapa importante no processo de desenvolvimento do negócio, principalmente por ser de uma empresa brasileira”, comentou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =