Campanha da Vult e Dendezeiro criou quatro estilos diferentes de chapéus de formatura para cacheadas, crespas e pessoas com tranças e dreads
A formatura é um momento de grande celebração, mas para muitos estudantes negros, pode ser marcado por constrangimentos. O tradicional capelo nem sempre se adapta a cabelos cacheados, crespos, em penteados afros ou com tranças, obrigando os formandos a alisarem os cabelos, usarem tiaras ou até mesmo desistirem de usá-lo.
Para celebrar a diversidade e garantir uma formatura mais inclusiva, a Vult, marca de beleza do Grupo Boticário, se uniu à marca baiana Dendezeiro na campanha “Respeita Meu Capelo”. A iniciativa redesenhou o capelo para atender às necessidades de diferentes tipos capilares e de finalizações.
Quatro modelos para todos os estilos
A campanha oferece quatro modelos de capelos:
- Para tranças e dreads: inclui um lenço para amarração das estilizações.
- Para turbantes, coques ou cabelos volumosos: possui uma abertura no topo do capelo.
- Para penteados cacheados e crespos: inclui os chamados pente-garfo para dar sustentação ao capelo sem danificar os penteados.
- Modelo universal: com estrutura para dar sustentação a diversos tipos de cabelo.
Mil unidades para começar
A Vult e a Dendezeiro produzirão mil unidades dos capelos para atender aos formandos das instituições Zumbi dos Palmares e a Universidade Federal do Sul da Bahia no segundo semestre de 2024. O objetivo é ampliar a ação para outras universidades em todo o Brasil.
Minidocumentário e nova linha de produtos
A campanha também inclui um minidocumentário com a participação da Professora Dra. Joana Angélica, reitora da Universidade do Sul da Bahia e primeira reitora negra de uma universidade no Brasil, além de ex-estudantes que recriaram suas fotos de formatura usando os novos capelos.
Em breve, a Vult lançará uma nova linha com mais de 50 produtos para todos os tipos de cabelo, do liso 1A ao crespo 4C.
Confira: