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87% dos varejistas investem em transformação digital

Quase metade dos participantes do estudo da SBVC aplica acima de 1% do faturamento bruto

O varejo brasileiro acelera seus investimentos em transformação digital e amplia as frentes de seus investimentos. De acordo com a 4ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com OasisLab Innovation Space, 87% das empresas afirmam ter ações de transformação de seus negócios, sendo que em 44%, o investimento já supera 1% do faturamento bruto (na edição 2021 do estudo, 41% estavam nesse patamar).

O estudo faz uma radiografia dos investimentos em digital, incluindo da automação e treinamento dos funcionários, assim como do uso das ferramentas de inteligência artificial nos pontos de venda. Os números mostram que a a tendência se tornou prioridade estratégica: 50% dos entrevistados dizem que essa é uma demanda com investimentos e ações definidas.

“O varejo deixou de ser um setor pouco intensivo em tecnologia. Hoje, coletar e analisar dados para personalizar o relacionamento e melhorar a experiência do cliente é visto como necessário para o crescimento”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.

O estudo mostra que as principais áreas de investimento em transformação digital são o omnichannel (41%) e e-commerce (21%), refletindo uma forte preocupação com a implementação de vendas online e a experiência do consumidor. “São áreas que foram aceleradas nos últimos dois anos pela pandemia, mas a transformação digital vai muito além: é uma mudança de mindset das empresas, que passam a colocar o cliente como foco de suas ações”, analisa Terra.

Vendas e home office

Ainda segundo a análise feita pela SBVC e OasisLab, os principais benefícios obtidos pelo varejo estão relacionados ao aumento das vendas (87%), ao aumento do engajamento dos clientes (76%) e à expansão do tráfego web/mobile (50%). “O investimento em digital é importante para aumentar as vendas e engajar os consumidores em plataformas digitais”, analisa Helio Biagi, cofundador do OasisLab Innovation Space. “Quando desenvolvido de forma colaborativa com clientes e funcionários, esse investimento se torna ainda mais relevante e acelera a inovação nos negócios”, acrescenta.

Outro tema que recebe atenção especial dos varejistas é o trabalho remoto, ou home office, que ficou praticamente estável em relação a 2021. Atualmente, mesmo com a gradual retomada das atividades presenciais, 83% das empresas contam com home office e 48% pretendem continuar dessa forma – apenas 20% delas querem voltar 100% ao modelo pré-pandemia.

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