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74% das empresas deixaram de bater as metas

Estudo da RD Station entrevistou 1,5 mil profissionais apontaram os desafios, objetivos e tendências de vendas para 2024

74% das empresas brasileiras não atingiram seus objetivos de vendas em 2023. É o que aponta a terceira edição do Panorama de Vendas, levantamento da RD Station com cerca de 1,5 mil empresas de todas as regiões, portes e segmentos e análise de bilhões de dados de uso das ferramentas. A taxa é ainda maior do que em 2022, quando 71% das companhias não conseguiram bater as metas. O setor B2C é o que mais enfrentou dificuldades, com apenas 23% de sucesso. 

“Percebemos ano a ano o aumento percentual de quem não consegue cumprir as metas e, assim como na última edição, nota-se a relação direta com a falta de processos e ferramentas adequadas. Ainda que 66% dos profissionais afirmem que ter processos bem definidos é a iniciativa mais importante para garantir resultados, quase 70% responderam não ter de fato. A boa notícia é que existem ferramentas e planos de ação disponíveis no mercado para todas as lacunas apontadas”, explica Erika Tornice Lopes, CRO da RD Station. 

Falta de processos, metas desalinhadas com o objetivo macro das empresas, pouco comunicadas ao time, e pouca integração com a área de marketing são algumas das hipóteses levantadas ao longo do estudo. Um forte indicativo é que mais da metade dos respondentes afirmou não utilizar uma ferramenta de CRM – o que dificulta uma boa gestão dos contatos, prejudicando o dia a dia na operação, e apenas 15% dizem que a integração entre Marketing e Vendas é satisfatória em suas empresas.

Apesar das dificuldades no cenário de 2023, as empresas demonstraram otimismo para 2024: 91% projetam crescimento em relação ao ano passado. Dentre estas, 44% projetam crescer entre 10% e 50%.

Tecnologias

A integração com o time de marketing e o uso eficaz de tecnologias, como a inteligência artificial, e de canais, como o WhatsApp, são essenciais para melhorar o desempenho comercial das organizações no Brasil. O Panorama de Vendas 2024 apontou que tem aumentado a adoção destas ferramentas para vendas. Em IA, os usos mais mencionados são para criação de conteúdo e copy (22%) e criação de pitch (discurso) de vendas (12%). Ainda sobre o uso, 55% apontaram maior produtividade do time como uma das maiores  vantagens. 

Já o WhatsApp segue como o canal preferido dos respondentes no quesito sucesso no contato com o cliente ou oportunidade, sendo apontado por 70% como o canal que apresenta maior taxa de sucesso. Diante dos números, não surpreende o fato que o uso profissional do WhatsApp, integrado aos demais canais de vendas, seja apontado como a principal tendência pelas empresas para 2024 (57%). 

“Os insights de mercado somados aos dados das nossas ferramentas reunidos no Panorama de Vendas são supervaliosos para todos que trabalham com vendas traçarem estratégias. Vemos na prática que extrair o melhor das tecnologias que se fazem cada vez mais presentes, como inteligência artificial, e de cada canal, como o WhatsApp, só traz impactos positivos. Um exemplo são os clientes que já usam a extensão para WhatsApp do RD Station CRM e geram 40% mais vendas no comparativo de quem não usa”, finaliza Erika. 

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