Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 63% dos donos pretendem investir no próprio negócio em 2021. As entrevistas foram realizadas entre 20 e 24 de novembro, com 6.138 empreendedores de todos os estados e do Distrito Federal.
O levantamento apontou que os pesquisados têm intenção de aplicar recursos, principalmente, em divulgação, modernização de produtos e de processos, ampliação da oferta de produtos, serviços, atendimento e capacidade produtiva. Apesar da maioria ter a intenção de aplicar os recursos, 27% deles afirmaram não ter condições de fazer estes investimentos e 10% pretendem guardar dinheiro para uma emergência.
Queda de faturamento
A pesquisa do Sebrae mostrou ainda que, em novembro, houve uma primeira quebra no ritmo de recuperação do faturamento médio das micros e pequenas empresas após seis meses. Em setembro, era de 36%, em relação ao mesmo período de 2019, mas em novembro a diferença aumentou para 39%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, houve um crescimento na proporção de empresários que disseram estar com muitas dificuldades para manter o negócio em operação. De 43%, em setembro, para 47%, em novembro.
Inovações
A pesquisa do Sebrae apontou que mudança no ritmo do comportamento dos empresários na implementação de inovações em seus negócios, como forma de superar os problemas gerados pela pandemia. Entre setembro e novembro, cresceu de 39% para 43% a proporção de empresas que passaram a oferecer novos produtos ou serviços.
O estudo apontou também o aumento, nesse período, de 67% para 70%, de empresas que vendem via internet. De acordo com os entrevistados, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada (84%), seguida pelo Instagram (54%) e Facebook (51%). O uso de sites de e-commerce próprios cresceu de 18% para 23%, entre junho e novembro.
(Com Agência Brasil)