PATROCINADORES

Morre Stephen Wilhite, criador do GIF

Da redação
24 de março de 2022
Programador faleceu por complicações da covid. Formato foi desenvovido na década de 80 e segue em uso com internet até hoje

O criador do GIF, Stephen Wilhite, faleceu aos 74 anos, após complicações decorrentes da covid. Ele estava internado em uma unidade de tratamento intensivo e morreu no último dia 14 de março. As informações foram divulgadas na quarta-feira (23) pela rede pública de rádio americana, a NPR.

A morte do programador é uma espécie de despedida dos pioneiros da internet e da computação contemporânea. O Graphics Interchange Format (GIF) é utilizado atualmente como emoticon, ícone animado usado para expressar emoções. A criação do GIF aconteceu na década de 80, quando Wilhite trabalhava na CompuServe.

O formato tinha o objetivo de permitir a transferência de fotos usando conexões discadas – que eram muito mais lentas na década de 80 e 90. Na época, a tecnologia que criou tinha como diferencial permitir a troca de arquivos com imagens coloridas.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve