Por Julien Pretot
ROSTOV (Reuters) – Luis Suárez completou sua 100ª partida pelo Uruguai levando o time às oitavas de final da Copa do Mundo, nesta quarta-feira, quando se beneficiou de uma atuação ruim do goleiro para eliminar a Arábia Saudita com uma vitória por 1 x 0.
Suárez marcou na metade do primeiro tempo após o goleiro Mohammed al-Owais não conseguir segurar a bola depois de escanteio. O gol colocou o Uruguai em segundo do Grupo A, com seis pontos conquistados, atrás da Rússia no saldo de gols.
A Arábia Saudita, que não vence uma partida na Copa do Mundo desde sua estreia, em 1994, possui zero ponto, assim como o Egito, que perdeu por 3 x 1 para a Rússia na terça-feira.
Dependendo do resultado de sua última partida no grupo, contra a Rússia, o Uruguai enfrenta Espanha, Portugal ou Irã, que ainda disputam no Grupo B por uma vaga nas oitavas de final.
O gol de Suárez não foi de nenhuma maneira bonito, mas cumpriu seu propósito.
“Tudo que queríamos era vencer e conseguir a classificação para a próxima rodada. Hoje foi outra demonstração de que é muito difícil vencer uma partida em uma Copa do Mundo”, disse Suárez, eleito melhor da partida.
“Esta Copa do Mundo está provando que o que mais importa é o resultado, e nós estamos felizes em ter alcançado as oitavas de final pela terceira vez seguida.”
Ao menos Suárez, que perdeu três gols na vitória do Uruguai por 1 x 0 sobre o Egito em sua estreia na competição, mostrou sua eficiência costumeira, com seu 52º gol pela seleção, embora não tenha afastado temores de que não está 100 por cento em forma.
A Arábia Saudita, que sofreu um leve susto quando um motor em seu avião pegou fogo antes do pouso em Rostov na segunda-feira, não marca gols em suas últimas quatro partidas em Copas do Mundo.
Após um massacre por 5 x 0 pela Rússia no jogo de abertura da competição, o time se mostrou mais solto em campo, mas sem força suficiente na Rostov Arena, que contou com presença de 42.678 torcedores.
Com temperaturas chegando a 33 graus Celsius, o Uruguai, bicampeão mundial, e a Arábia Saudita começaram cautelosos na partida.
O atacante uruguaio Edinson Cavani desperdiçou diversas chances, incluindo uma aos 14 minutos em que chutou por cima do travessão.
Os torcedores russos foram os mais estrondosos, gritando “Rússia, Rússia”, conforme o resto da arena parecia estar cochilando.
O estádio voltou à vida aos 23 minutos do primeiro tempo, no entanto, quando Suárez chutou tranquilamente para o gol após uma cobrança de escanteio, depois de o goleiro Al-Owais sair do gol, mas medir seu salto errado e não conseguir alcançar a bola.
Suárez agora marcou gols em três Copas consecutivas.