Por Gabrielle Tetrault-Farber e Elaine Lies
GANGNEUNG, Coreia do Sul (Reuters) – A patinadora russa Alina Zagitova superou sua conterrânea Evgenia Medvedeva com uma deslumbrante apresentação de patinação livre, nesta sexta-feira, que garantiu a primeira medalha de ouro dos Atletas Olímpicos da Rússia na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang.
A atleta de 15 anos, que desbancou Medvedeva por apenas um ponto após quebrar recordes no programa curto de quarta-feira, executou sem esforço cada elemento de sua patinação livre repleta de saltos, conseguindo 156,65 pontos pela performance e 239,57 no geral.
Ao som da música Don Quixote, do compositor Leon Minkus, e vestida de vermelho, Zagitova manteve o controle desde o salto de abertura, realizando seis saltos triplos ao longo da apresentação.
Medvedeva, que treina com os mesmos técnicos de Zagitova, levou a medalha de prata com uma patinação espetacular que a deixou apenas 1,31 ponto atrás da vencedora no geral.
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou às patinadoras e a sua técnica, Eteri Tutberidze, parabéns pelos “brilhantes resultados e performances muito bonitas nos Jogos de 2018”, disse o Kremlin em comunicado.
Isadora Williams, primeira brasileira a se classificar às finais da patinação artística na história das Olimpíadas de Inverno, terminou a competição em último lugar entre as finalistas, com 144,18 pontos no geral, após apresentação marcada por queda.