KALININGRADO, Rússia (Reuters) – Um belo gol de Adnan Januzaj no segundo tempo deu à Bélgica uma vitória por 1 x 0 sobre a Inglaterra nesta quinta-feira, e uma campanha perfeita na primeira fase da Copa do Mundo, deixando os ingleses com a segunda colocação do Grupo G.
A Bélgica agora enfrenta o Japão em Rostov-on-Don na segunda-feira, enquanto a Inglaterra encara a Colômbia em Moscou na terça-feira nas oitavas de final. Uma vitória na próxima fase colocará Brasil ou México no caminho da Bélgica, e a Inglaterra enfrentaria Suécia ou Suíça.
Bélgica e Inglaterra pouparam vários jogadores titulares e, apesar das chances criadas, os torcedores se perguntaram se as equipes estavam dispostas a aceitar o segundo lugar para ter uma tabela teoricamente mais fácil.
No entanto, aos seis minutos do segundo tempo, Januzaj, de 23 anos, bateu da entrada da área e acertou um bonito chute no alto do goleiro inglês Jordan Pickford.
A Inglaterra desperdiçou uma oportunidade com Marcus Rashford aos 21 minutos do segundo tempo, quando ele disparou para fora ao ficar cara a cara com o goleiro Courtois.
Com o atacante Harry Kane e outros sete de fora, a Inglaterra não conseguiu reagir.
O técnico da Bélgica, Roberto Martínez, colocou Thomas Vermaelen como lateral-direito, após lesão, e mandou a campo o zagueiro Vincent Kompany, perto do final. Desta forma, todos os 20 jogadores de linha da seleção belga já jogaram na Rússia.
(Reportagem de Alastair Macdonald)