Document
PATROCINADORES

Captura de gases de efeito estufa está abaixo da meta do Acordo de Paris até 2025

Um estudo da Coalizão para Emissões Negativas (CNE, na sigla em inglês) e da consultoria McKinsey mostra que projetos para limitar a emissão e capturar dióxido de carbono (CO2) da atmosfera até 2025 é pífio perante a meta do Acordo de Paris – assinado por mais de 190 países. O pacto foi elaborado para limitar o aquecimento global a 1,5° grau Celsius.

O documento indica que os países precisarão remover 1 bilhão de toneladas de CO2 da atmosfera até 2025 para cumprir a meta, e mais 1 bilhão de toneladas anualmente dali em diante. Os atuais projetos em desenvolvimento podem remover apenas cerca de 150 milhões de toneladas de CO2 até 2025.

Entre as soluções tentadas estão o emprego de bioenergia e iniciativas para captura de carbono, como reflorestamento. A tecnologia ainda é cara, embora os países consigam precificar as emissões de CO2. O documento diz que escalonar a tecnologia levaria a custos mais baixos, com uma média estimada entre US$ 41 e US$ 138 por tonelada de CO2 removida até 2050.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.